A linguagem como eixo de comunicação entre os povos

 **Fui convidado pela jornalista Sandra Veroneze, para opinar sobre um assunto de relevância, que diz respeito a linguagem materna e estou repicando a matéria aqui...



Uma data especial no calendário, o Dia Internacional da Língua Materna






O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de fevereiro em todo o planeta. Criada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 17 de novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.

Para você, como escritor, que usa o idioma como matéria-prima do seu trabalho, qual a importância de comemorar este dia? Fizemos esta pergunta a três escritores que também presidem entidades literárias que são parceiras da Pragmatha Editora. Confira:

Paulo Vasconcelos, presidente da Acla, de Capanema/PA: “As nações, os povos, as línguas, os costumes e as peças gramaticais, dentro das ações pedagógicas, fazem fluir as referências em quaisquer estágios. Nesse contexto, celebrar tais misturas me faz estar sempre entusiasmado, ao contribuir, através da minha linha editorial, sustentada por edificações concretas e verbalizadas. Abracemos todos os quesitos da linguagem materna, que têm a sua amplitude universalizada!”

Cleia Dröse, presidente do CEL, de São Lourenço do Sul / RS: “A Língua Materna contribui para o desenvolvimento da pessoa enquanto sujeito social que pretendemos ser. Valorizar a diversidade de idiomas é fundamental para uma sociedade multicultural como a do Brasil. Sou de uma região em que existem grupos de imigrantes que ainda mantêm o idioma de origem como “língua materna”, ou seja,  a primeira que as crianças aprendem na família, fazendo com que tenhamos, no interior especialmente, alunos que aos 7, 8 anos são bilíngues. Em minha opinião, isso é fantástico, porque a linguagem influencia no modo de pensar do indivíduo. Se somos capazes de pensar em mais de um idioma, estamos aptos a pensar de forma diferenciada sobre um mesmo assunto. Comemorar o Dia Internacional da Língua Materna é reconhecer a importância das habilidades linguísticas como forma de integração entre os diversos povos e entre diferentes grupos que formam nossa sociedade brasileira.”

Jefferson Dickmann, presidente da AIL, de São Lourenço do Sul / RS: “Comemorar o Dia Internacional da Língua Materna é de suma importância! Para nós, escritores, trata-se da exaltação do insumo básico por nós utilizado para a construção literária.  Assim, as inúmeras línguas faladas e escritas do mundo dispõem de uma data para serem lembradas, cultuadas e protegidas. Reforça-se, dessa forma, a necessidade e a urgência do não esquecimento. Cada povo e sua língua materna são partes do grande idioma universal, o humano”.



Fonte: Pragmatha Editora 

Nenhum comentário