Eu, Personalidade Literária, entrevistado pela Revista Inversos


 

    Dando continuidade a minha carreira literária, apresento aos leitores do Blog, entrevista que concedi ao poeta e psicólogo Maroel Bispo, editor-chefe da Revista Inversos, falando um pouco dos feitos que tenho alcançado, não somente na arte literária, como também nos âmbitos: profissional e acadêmico.


    A palavra AGRADECIMENTO é por mim, destacada, porque o reconhecimento do meu trabalho se expande por causa das publicações e agora, a revista inversos me oportuniza essa condição, para que outro tipo de público seja alcançado. Dou graças a Deus por tudo isso e um abraço fraternal e virtual ao querido Maroel, pessoa que tem contribuído sobremaneira com a literatura brasileira, com seus projetos que tem participação de poetas do Brasil e outros países do mundo.


    Deixo o link para quem quiser apreciar a Revista: https://drive.google.com/file/d/1oCoheKG8pMzUj38tgSWNnzLmzEkA0D7T/view


    Que deus seja louvado, Paz e Luz e que assim seja!!! (PV)



ENTREVISTA DE PERSONALIDADE LITERÁRIA

POETA PAULO VASCONCELOS (CAPANEMA-PA)



Em suas palavras, quem é Paulo Vasconcellos? Qual sua formação acadêmica?

Quando você começou a se aventurar pelo mundo da literatura?

Sou natural da cidade de Capanema-Pará, apaixonado pela literatura, partícipe de um

grupo que tenta expandir a poesia em todos os aspectos. A minha formação escolar é

composta por conclusões dos cursos: Primário, ginasial, científico e superior incompleto na

área de administração de empresas. Já faz mais de 30 anos que atuo no jornalismo, como

autodidata. Herdei a poesia do meu avô, minhas tias e irmão (este, considero o meu maior

incentivador). Comecei a escrever pequenos poemas há mais ou menos 28 anos, mas

somente em 2013, publiquei o meu primeiro livro. Antes participava de certames e outros

meios literários.


Que gêneros vocês gostam de ler? Poesia, contos, crônicas, romance?

Gosto de vários gêneros, porém a poesia é a minha preferência.


Quais escritores clássicos você gosta? Porquê?

Carlos Drumonnd Andrade, Fernando Pessoa, Jorge Amado e os principais cordelistas do

Brasil: Patativa do Assaré e Ariano Suassuna, por considerá-los referências na literatura

brasileira e mundial.


Cite dois ou três escritores de sua cidade ou região que admira e porque?

Bruno de Menezes (poeta paraense/Belém), meu Patrono na Academia de Letras de

Capanema; José Raimundo Vieira (poeta e ator capanemense) e Conceição Maciel, que

considero a revelação da poesia capanemense. Essas escolhas são por causa das

qualidades que eles possuem.


Você costuma participar de concursos de poesias e eventos culturais e literários?

Quais já participou? O que acham deles?

Sim. Projeto Literarte; Poetas del Mundo/Chile; Concurso Raul de Leone (Petrópolis/RJ);

Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Projeto Poesia Geométrica; Poesias Sem

Fronteiras (Salvador-Bahia); Anuário da Poesia Paraense; Concurso de Poesias Cidade de

Belém, promovido pela Academia Paraense de Letras; Revista LiteraLivre; Revista

eisFluências; Revista Logos/Portugal; Revista Inversos; Escritores Eleutheros/Argentina;

Recanto das Letras; Projeto Caderno Pragmatha; Concurso Literário da rede de farmácias

Pague Menos. Além desses, muitos outros compõem o meu currículo literário. Todos

Valorizam a literatura e dão oportunidades aos escritores.


Você é membro de alguma Academia de Letras ou Grupo Literário?

Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA e Litterária Academiae Lima Barreto-

LALB/RJ, onde ocupo as cadeiras números 5 e 15, respectivamente.


Tem ideia de quantas obras ou textos literários já escreveu? Quais livros já

escreveu?

São mais de 3 mil obras literárias e 3 livros autorais: Poetando, Inspirações Versatilizadas

e Palavras do Poeta. Conto com mais de 180 publicações em antologias físicas.


Você possui algum portal, site ou rede social onde publica seus textos? Informe aqui.

Site do escritor: paulovasconcellospoeta.com (Recanto das Letras); O Blog do PV:

paulovasconcellospv.blogspot.com; Instagram: @paulovasconcellospoeta; Facebook:

Paulo Vasconcellos.


Há alguém da sua família ou outra pessoa que incentivou você na caminhada

literária?

Sim. Meu irmão Estélio Vasconcellos (escritor e poeta), pessoa que considero meu

“Padrinho” na literatura. Minha saudosa professora de Língua Portuguesa, Maria do Socorro

de Vasconcelos Neves.


Sobre quais assuntos gosta de escrever?

Como sou adepto ao lirismo, diversifico as temáticas, usando um linguajar simples e

objetivo.


Aprecia outros tipos de arte? Você frequenta museus, teatros, apresentações

musicais, salões de pintura?

Sim. Festivais de músicas, exposições de artesanatos, teatro e danças folclóricas.


O que acha da situação atual da Literatura em sua cidade e no Brasil?

A literatura vem se arrastando de forma lenta, por não receber incentivos para a sua

sustentação. O encarecimento dos serviços gráficos, por exemplo, ainda afasta o escritor

da produção do livro físico. Na minha cidade, não é diferente e aqueles que pretendem

publicar as suas obras, tem que fazer uma longa e árdua pesquisa de mercado pelo Brasil

todo.


Você acha que o brasileiro, em geral, gosta de ler? A Internet, nesse sentido, ajuda

ou prejudica?

São dois pesos e duas medidas, pois aos poucos, o interesse pela leitura sai de cena e a

internet, por sua vez, facilita por um lado e dificulta por outro, tornando o leitor cada vez

mais acomodado.


Quais suas sugestões para o fomento do desejo de ler entre crianças e jovens?

Incrementos por parte do Ministério da Educação, através da valorização profissional dos

educadores e criação de programas que incentivem a leitura, mesmo que as dificuldades

sejam presentes.


Já teve seus textos publicados em jornais ou revistas de literatura? Quais?

Sim. Caderno Cultural do Jornal O liberal/Belém; Caderno Cultural do Jornal Diário do

Pará/Belém; Coluna Cultural da Revista Folha/Capanema; Coluna Cultural do Jornal de

Capanema; Revista Inversos; Revista LiteraLivre; Revista eisFluências.


A Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857, através dos concursos, oportuniza

um bom espaço a autores iniciantes, oriundos de vários estados do Brasil e do

exterior. O que acha de iniciativas como essa?

Magnífico: Desde que conheci este ambiente, criei uma grande afinidade e com muita honra

tenho participado constantemente dos eventos.


Já organizou ou participou de alguma Antologia impressa ou digital? Qual o nome

de seu texto e qual o nome da antologia?

Já participei de vários projetos, destacando a antologia “Poematizando”, com o texto: Em

qualquer sinfonia; “Antologia Imortalizando pensamentos”, com o texto: Meu torrão; “Livro

de Ouro da Poesia Brasileira”, com o texto: O Trem do Amor.


O que você acha dos altos custos para um escritor publicar um livro? O que vocês

diria aos escritores e poetas quase anônimos que existem em nosso país e que

gostariam de tornar sua arte conhecida, através da publicação de um livro?

As barreiras são muitas e elas se somam às dificuldades que esmorecem os escritores

quando querem publicar, porque a falta de condição financeira é a maior causa. Aos novos

escritores, estendo a bandeira do incentivo, para que eles se encorajem e pisem firme para

saírem do anonimato.


Agora fale um pouco de seus projetos literários para 2021/2022.

Está projetada a publicação do Livro “O Laço e o Compasso”, contendo poesias autorais,

muitas delas inéditas que pretendo lançar até o fim deste ano. Para o ano de 2022, além

de outro livro de poesias, pretendo publicar um livreto contendo frases e pensamentos.


Desde já agradecemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre você e

sobre sua arte literária, Favor enviar duas fotos suas em anexo para publicarmos

junto com essa entrevista. Por fim, Deixe aqui, por fim, suas considerações finais e

muito obrigado!

Gratidão é a palavra chave que uso para concluir a minha participação, considerando que

tal oportunidade, me condiciona a traduzir um pouco a minha intimidade com a literatura,

sendo que isso, me faz muito feliz. Reitero as minhas considerações a vocês que valorizam

a cultura literária e as suas ramificações.













Edição: Alek Brandão
Imagens: Divulgação

4 comentários:

  1. Chega a ser imensurável as suas qualidades como escritor, além do mais esse ser categórico e emblemático que és, parabéns meu amigo, continue assim firme e forte tenho orgulho de ter você como amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras que certamente fortalecerão o meu trabalho dando-me entusiasmo e felicidade

      Excluir