As delicadas poesias em versos delicados de Conceição Maciel

 



O andar da carruagem mostra uma estrada colorida e diversificada, mesmo em tempo de impedimentos, mas a poesia surge como alento para apaziguar situações e amolecer corações. Com essas palavras, dedico espaço aqui no blog para o editor do Jornal de Capanema, Maikon Douglas, destacar o livro “Delicadezas”, autoria da poetamiga Conceição Maciel. (PV)

 

A Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, instituição cultural que durante o ano realizou muitos eventos, apresentou na sexta-feira, 18, em ambiente gentilmente cedido pela família Braun, através de Frederico, Anésia e Fábio, a cerimônia de lançamento do livro delicadezas que tem a assinatura da conceituada escritora e poetisa, Maria da Conceição Maciel da Silva ou simplesmente Conceição Maciel. O ambiente agradável, recebeu convidados que foram prestigiar o evento da ACLA e conferir in loco as delicadezas poéticas de Conceição em sua primeira produção autoral.

 

A poesia tem revelado muitos talentos e Conceição é uma dessas revelações, a partir de Capanema, rompendo fronteiras nos âmbitos: Nacional e Internacional. O acompanhamento de uma carreira que agora tem multiplicada a sua credencial, condiz com a realidade de um setor que se expande cada vez mais, a literatura. (MD)

 

A escritora Conceição Maciel, nas entrelinhas da apresentação inserida no livro, revela que o conteúdo está recheado de delicadezas, porém, somente quando o leitor adquiri-lo é que vai se deleitar com as escritas estilosas de uma autora que ao iniciar a sua caminhada publicando o primeiro livro, recebe congratulações de todos os lados, multiplicando também a sua satisfação e assim, ela ressalta:  “Realizar este sonho é como atravessar nadando incessantemente um rio caudaloso que ora é calmaria, ora é correnteza, apresentando diferentes dias e cenários imbuídos na mais intensa sensação que um nadador possa sentir”. (CM)

 

Os integrantes da ACLA que estiveram presentes na cerimônia de lançamento foram: Paulo Vasconcellos, Elza Melo, Samuel Alencar, Madalena Oliveira e Rosilda Dax, além de Conceição, assim como o empresário Fábio Braun, familiares e amigos da autora. Nos pronunciamentos, todos foram unânimes em aplaudir Conceição por sua delicada atitude de publicar o livro e assim, ter o seu nome chancelado na Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE e Litteraria Academiae Lima Barreto-LALB, entidades que emitiram a certidão que atesta a condição de escritora graduada, com o nome reconhecido e inserido no Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos.

 


Representando o presidente da CBJE/LALB, Luiz Carlos Martins, o escritor e Poeta Paulo Vasconcellos-Presidente da ACLA, solicitou as acadêmicas Rosilda Dax e Madalena Oliveira para entregarem oficialmente a certidão à Conceição.

 


Foram momentos de alegria e felicidade para todos e Paulo Vasconcellos, por sua vez, agradeceu à poetisa conceição por ter lhe confiado a missão de prefaciar o livro Delicadezas, conforme trecho a seguir: (MD) “Iluminados são os poetas que cruzam a linha de chegada da poesia, para que depois possam subir no pódio da consagração, através das suas produções que se espalham por todos os rincões do mundo. Iluminada é a poetisa Conceição Maciel, que versa os seus poemas com zelo e brandura, tornando-os aceitáveis pelos seus seguidores que ao lerem o conteúdo deste livro, encontrarão muita afabilidade. É sempre assim e assim será o zelar do conjunto de motivos que solidificam os escritos da poetisa Conceição Maciel que primeiramente foi engravidada pelos versos, para depois cria-los, usando linguagem simples, bem humorada, coerente e delicada”. (PV)

 

O município de Capanema é detentor de uma legião de escritores com publicações autorais e outros que participam de antologias, formando assim uma corrente literária destacada em várias partes do Mundo, assim sendo a valorização da poesia e seus gêneros, representa um misto de evolução e continuidade.(MD)





















 





Edição e parte do texto: Maikon Douglas

Fotos: Dalva Vasconcellos


Nenhum comentário