Paraense cria projeto para unir mais de 50 países por meio da música

Iniciativa que busca integrar artistas do mundo inteiro, a "All Nations Orchestra" tem a estrei nesta quarta-feira (12), por meio do Youtube



Mais de 50 países em união por meio da música. Esta é a proposta do maestro paraense Diego Carneiro com o projeto "All Nations Orchestra", a "Orquestra das Nações", em português. A iniciativa busca integrar artistas do mundo inteiro por meio de uma espécie de intercâmbio cultural virtual em meio à pandemia de covid-19. Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, o projeto exibe o primeiro concerto da iniciativa, por meio do Youtube.

A canção "Iguales", do cantor argentino Diego Torres, marca a estreia da iniciativa, que terá uma programação dividida por temáticas. Cada ciclo abordará um tema diferente que incluirá um grande concerto, vídeos de apresentações dos músicos e palestras sobre o assunto. O primeiro momento tem como tema direitos humanos. Em seguida, serão discutidos assuntos como a paz mundial, a fome e também questões climáticas.
Idealizador do projeto, ao lado da equipe que compõe a Orquestra Jovem do Equador e também a Fundação Amazonart, o maestro Diego Carneiro explica que a iniciativa busca promover conscientização sobre a importância da união entre os países e, também, propiciar entretenimento ao público por meio da música.
Nesse período, o ânimo de muitas pessoas começou a cair. Há o medo, o desespero... E então pensei que a música pudesse unir todo mundo. Nossa proposta é unir as pessoas para que trabalhem de forma entusiasmada por um propósito e esqueçam um pouco os problemas, tanto econômicos quanto psicológicos desse período", detalha ele, que atualmente mora no Equador.
O maestro explica que, por meio da iniciativa, já conseguiu unir músicos de países com conflitos históricos. "É uma ideia ambiciosa", pontua. Diego Carneiro ressalta que os envolvidos recebem as partituras e enviam suas versões em vídeo, de todas as partes do mundo, para os organizadores. Em seguida, a edição entra em cena para mostrar que, mesmo que virtualmente, diversos músicos têm se unido com um propósito em comum: a música.
Entre os participantes, estão músicos do Afeganistão, Argentina, Azerbaijão, Brasil, Chile, China, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Honduras, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irã, Israel e Jordânia.

O projeto busca também apoio humanitário para os integrantes dos países participantes, cuja maioria dos músicos tem enfrentando problemas financeiros causados pelo distanciamento social e cancelamentos de eventos em todo o mundo. Por meio de apoio de artistas, autoridades e instituições, a iniciativa busca mobilizar doações em dinheiro, alimentos e insumos médicos aos países mais afetados.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário