O carimbó é patrimônio cultural do Pará e do Brasil



Semana passada foi comemorado O Dia nacional do Carimbó e nada melhor do que serem lembrados os nomes dos grandes mestres desse ritmo paraense que é reconhecido no brasil e no mundo. A Jornalista Tetê Vasconcelos produziu documentário sobre o carimbo, conforme reprodução...
                                                
“Para quem não viu e para quem quer rever o documentário que produzi com os mestres de Carimbó de Santarém Novo, fruto do mestrado em Educação, que fiz em 2019, na UEPA.”
(Tetê Vasconcelos)

O vídeo a seguir traz um documentário feito com 4 mestres do município de Santarém Novo, região do salgado paraense. O documentário exibe as narrativas de vida dos Mestres Ticó, Sabá, Bento e Dico que faleceu na semana passada.


O vídeo é parte integrante da dissertação de mestrado em Educação,  da jornalista Tetê Vasconcelos,  concluída em junho de 2019, na Universidade do Estado do Pará (Uepa). O trabalho contou com várias parcerias dentre as quais, a professora/ orientadora Josebel Fares e da XP Produção.

A dissertação revela a história desses quatro mestres, como guardiões do carimbó pau e corda, e que integram a Irmandade de Carimbó de São Benedito, cultuado todo ano, no mês de Dezembro naquela cidade.



Fonte: Tetê Vasconcelos

2 comentários:

  1. Muito boa!
    Reportagem assim que precisamos para divulgar nossas raízes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    É a cultura PARAENSE no passo da dança para o mundo...
    Abram-se as porteiras que lá vamos nós!

    ResponderExcluir