Mulheres negras enfrentam o preconceito em peça de teatro



“Maria Negra” será apresentada em live no Facebook nesta quinta-feira, dia 13

Três histórias que envolvem os mesmos problemas crônico, o preconceito racial e de gênero. Esse é o contexto da peça de teatro “Maria Negra” que será apresentada na próxima quinta-feira, dia 13, às 22h30, na 3ª Live do Teatro. A transmissão será feita pelo perfil do autor da peça Fernando Rassy. A montagem é do grupo Artmanha com a atriz Lech Trindade e direção de Edilene Brito. O público poderá contribuir com doações para os artistas de teatro do interior do Pará, já que devido a pandemia do novo coronavírus todas as peças de teatro e apresentações foram interrompidas e adiadas indefinidamente, retirando a principal fonte de renda dos artistas que é a bilheteria.

O grupo Artmanha existe há três anos em Marabá e há um ano apresenta o espetáculo “Maria Negra”. O espetáculo retrata a vida de três mulheres negras, com classes sociais, profissões e realidades diferentes, mas que enfrentam manifestações do mesmo racismo estrutural da sociedade. A montagem conta com três ambientes de acordo a profissão de cada mulher. As personagens narram pelas suas vivências sobre o que é ser mulher negra na sociedade dos tempos atuais sem deixar de enaltecer a luta feminina negra ao longo da história.
“‘Maria Negra’ é uma peça autoral com três atos. Há uma professora negra que não é respeitada pelos alunos por ser negra, uma artista plástica que não consegue fazer sucesso por ser negra e a terceira é a empregada doméstica. Como se fossem as três classes sociais. O texto é dirigido pela Edilene Brito. Todos os três casos são verídicos, baseados em fatos reais. A peça já estava há um ano em cartaz em Marabá, ia ser apresentada em Belém, mas veio a pandemia”, explica Fernando.
Segundo o autor de “Maria Negra”, o espetáculo seria apresentado em Belém em março deste ano no evento ‘12 horas de Teatro’ que seria no Theatro da Paz. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus o governo cancelou todos os eventos em teatros e de grande aglomeração de pessoas. Por estarem há vários meses parados, os artistas e Rassy resolveram encenar as peças por lives nas redes sociais. A primeira apresentação foi “A Espada Encantada” e a segunda o clássico “O Pequeno Príncipe”.
“O nosso projeto é para não parar o teatro, fazer toda a semana para movimentar e ajudar os artistas do interior que estão sem apoio nenhum do governo. Eles circulavam e ganhavam um dinheirinho que fazia parte do orçamento. Agora ficaram sem nada”, conta.
As duas apresentações anteriores conseguiram ter entre 150 a 200 pessoas simultaneamente na plataforma assistindo as duas peças. Em 24h, aproximadamente 2.500 pessoas haviam visualizado as peças. Depois de passada um dia da apresentação a live é retirada do ar. Fernando também comemora o apoio do público com as doações financeiras. “Está dando bem graças a Deus. Muita gente está compartilhando, muita gente que é o nosso público mesmo assiste. As pessoas colaboram. O próprio público está colaborando e isso é legal, tudo mundo está fazendo isso dentro de suas possibilidades”, agradece. Segundo Fernando, mais de 50 famílias foram ajudadas com doações de cestas básicas.
 Agende-se
Apresentação teatral “Maria Negra”
Live pelo perfil de Fernando Rassy (https://www.facebook.com/fernando.rassy)
Data: quinta-feira, dia 13
Horário: 22h30
Doações para a conta: Banco do Brasil – Agência: 2946-7. Conta Corrente: 1439-7. CPF: 100.804.732-53
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário