Lucas Estrela brilha em festival online neste final de semana



Guitarrista se apresenta no Festival Labsonica Toca do Bandido neste sábado (15)

O guitarrista e compositor Lucas Estrela se prepara para ser uma das atrações do Festival Aceleração Labsonica Toca do Bandido, que ocorrerá de sexta-feira (14) a domingo (16). Junto com ele outros 20 artistas e bandas independentes de 10 estados apresentarão shows on-line gratuitos. O festival é a conclusão da mentoria e criação coletiva que Lucas e os outros foram selecionados para iniciar em abril deste ano. O público poderá conferir os mais diversos ritmos e gêneros do pop, rock, rap e indie com performances inéditas pelo canal da OI Futuro no Youtube.

Lucas se apresentará neste sábado (15) às 18h. O guitarrista paraense promete um repertório que passeia pelos dois primeiros álbuns e apresentará duas novas músicas. “O repertório vai ter um pouco do primeiro álbum, do segundo álbum e duas músicas novas. É um showcase, pequeno de 20 a 30 minutos, por isso preparei um material bem diferente, um repertório pensando no primeiro e no segundo álbum, tocando músicas novas e produzindo outras coisas”, adiantou.  
O festival é o ápice do processo iniciado em abril quando os músicos foram selecionados pelo edital Aceleração Musical LabSonica, com edição do estúdio Toca do Bandido e selo Toca Discos. Os curadores selecionaram desde compositores e produtores a cantoras e instrumentistas. O projeto deveria escolher a princípio seis artistas do Brasil para produzirem seus trabalhos no estúdio Toca do Bandido, porém devido a pandemia do novo coronavírus e a grande quantidade de artistas inscritos que chegaram a 900, o formato do edital mudou. “Por causa disso, eles decidiram criar uma nova etapa que foi etapa digital e escolher mais artistas para participar da primeira etapa. Tivemos mentoria com os três produtores do festival, mentorias de produção artística durante o mês de julho e o festival vai encerrar essa etapa”, explica Lucas.
Segundo a diretora artística do projeto e do selo Toca Discos, Constança Scofiled, este "foi um processo de conexão entre os artistas e seus mentores, que aconteceu de uma maneira muito particular, num momento em que estamos todos fragilizados pela pandemia, houve uma troca intensa que gerou um material riquíssimo de produção musical. Novas formas de se trabalhar em equipe foram criadas".


A audiência terá apresentações audiovisuais e performances desses artistas emergentes no Brasil. "É colaborativo e inovador, nós sabemos que música é feita em conjunto e se reinventa", complementa Felipe Rodarte, diretor musical do projeto e diretor do selo Toca Discos. Os vídeos foram feitos pelos próprios artistas. “As gravações foram auto produzidas por eles próprios, nós apenas orientamos como fazer”, conta Iuri Freiberger, produtor musical e um dos idealizadores do projeto. 
FUTURO – Mesmo com as mudanças de planos neste ano devido a pandemia do novo coronavírus, Lucas Estrela já tem um cronograma definido de lançamentos com singles, clipes, videoaulas e outras produções multimídia. Lucas ficou dois meses em Fortaleza trabalhando o terceiro álbum. Em março, voltou para capital paraense onde continua o trabalho no próximo disco. “A gente teve que adiar porque o lançamento seria em agosto e achamos melhor transferir para o ano que vem. Agora os próximos trabalhos são o lançamento de singles, clipes e videoaulas, a partir de outubro até o final do ano. Todo mês vai ter um lançamento de single, um lançamento de clipe e de videoaula. No o início do ano que vem sai o álbum com show de lançamento e tudo mais”, garante.
Como Lucas não sabe, assim como todos os outros artistas, quando poderá fazer novos shows uma outra forma de estar presente e conectado com o público está sendo intensificada. “A gente não sabe ainda quando vai poder voltar a fazer show ou a ir aos festivais, então temos que achar novos meios da nossa música chegar ao público. Por isso, estou planejando essa série de lançamentos a partir de outubro para o meu álbum novo. Toda a semana até dezembro terá o lançamento de um material novo”, destaca.
Agende-se
Festival Aceleração Labsonica Toca do Bandido    
Transmissão: YouTube do Oi Futuro
Data:  dias 14, 15 e 16 de agosto.   
Horários: Dia 14 às 19h  / Dias 15 e 16 às 17h.   
Lucas Estrela: dias 15 às 18h.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto Foto)

Nenhum comentário