Grupo Mayaná celebra 15 anos de carreira com CD autoral



O trabalho recebeu o nome "Mãe natureza" traz canções com o ritmo do carimbó, lundu, toada e entre outros ritmos

O grupo regional Mayaná vive um momento importante na carreira com o lançamento do primeiro CD autoral, que marca os 15 anos do grupo. O lançamento do CD virtual será nesta quinta-feira (20) com as 10 músicas disponíveis nas principais plataformas digitais. O trabalho recebeu o nome "Mãe natureza", que traz canções com o ritmo do carimbó, lundu, toada e entre outros ritmos regionais.
O grupo nascido no conjunto Julia Seffer, em Ananindeua, há 15 anos, só agora está registrando seus trabalhos por meio da elaboração de um CD. De acordo com Daniel Leão, percussionista do grupo, esse momento mostra o quanto os grupos regionais têm dificuldade para elaborar um trabalho autoral.
"Já estamos no grupo há 15 anos e só agora conseguimos produzir nosso primeiro CD com as músicas autorais. Isso é reflexo da falta de incentivos para os grupos regionais. Mas mesmo diante das inúmeras dificuldades estamos muito satisfeitos com o resultado", comemora Daniel.
O processo de produção e execução do CD vem sendo trabalhado há cinco anos dentro da dinâmica de composição, gravação e entre outros processos que a música exige. Além do CD, o grupo também está trabalhando com a divulgação do videoclipe da música "Pescador", uma das faixas do CD.
O videoclipe foi gravado no ano passado na praia Funda, ilha de Cotijuba. "Diante de tantas dificuldades estamos conseguindo realizar todo esse processo de divulgação tanto do clipe quanto do CD", completou Daniel.
O grupo espera relançar todo esse trabalho após o período de pandemia, uma vez que o plano era realizar shows para comemorar essa fase da carreira. "O calor do público é essencial nesse processo, mas infelizmente nesse momento não podemos fazer esse encontra, mas depois que tudo isso passar vamos querer comemorar", destaca Daniel Leão.
Neste domingo (23), o grupo vai participar de uma live para comemorar os 23 anos do ponto de cultura Iaçá, no bairro da Pedreira. 
O grupo conta com 11 integrantes entre homens e mulheres.
Mais sobre o trabalho
O CD “ Mãe natureza” conta com 10 canções autorais do Mestre Luis Pontes, Mestre Juvenal, Geraldinho Roots e Regina Lopes; essas canções passeiam pelos ritmos tradicionais do Estado do Pará, tendo como carro chefe o ritmo do Carimbó.


A faixa “Carimbó da Resistência” foi premiada em primeiro lugar no Festival de Música “ Outros Nativos” que ocorreu em setembro de 2019, em Belém do Pará. 
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário