Campanha de financiamento coletivo busca fundos para antologia de poetas paraenses

Trabalho pretende evidenciar as obras de 60 autores contemporâneos; conheça a 'Antologia da Poesia Paraense'



Além de poetas consagrados como Max Martins (1926 - 2009), Alonso Rocha (1926 - 2010) e Olga Savary (1933 - 2020), o Pará ainda continua produzindo safras de talentosos escritores atualmente. Apesar disso, a literatura contemporânea por vezes não alcança o reconhecimento devido e os escritores de uma "nova geração" ainda enfrentam as dificuldades do desconhecimento por grande parte dos leitores.
Por conta disso, um novo projeto literário pretende reunir nomes expressivos da poesia do Pará na atualidade: a "Antologia da Poesia Paraense". O trabalho - que pretende evidenciar 60 autores contemporâneos - foi idealizado pelo poeta Ronaldo Franco e ganhou forma a partir das concepções do escritor Franciorlyz ViannZa. A organização é da Pará.grafo Editora. O projeto gráfico dos livros é de autoria do editor, escritor e designer Dênis Girotto de Brito.
Para concretizar o "sonho", como se refere Ronaldo Franco à ideia, a organização do projeto iniciou uma campanha de financiamento coletivo, com objetivo de conseguir recursos suficientes para a publicação do trabalho. A "vaquinha" virtual terá duração de 60 dias e segue até o dia 29 setembro no site Catarse. Caso a campanha seja bem sucedida, os livros serão enviados aos apoiadores em novembro.
Sem esconder a felicidade de ver o projeto tomando corpo, Ronaldo Franco estima que a publicação da antologia será um marco para a literatura atual. "Além desse primeiro volume, a gente espera concretizar mais dois. No primeiro teremos 20, no segundo mais 20 e terceiro mais 20. Será uma grande propagação. Essa antologia vai ser um acontecimento histórico para a literatura paraense porque vai propagar essa história contemporânea dos poetas. A gente precisa ter um cuidado com a nossa história", enfatiza o idealizador.
O primeiro volume contará com obras de Airton Souza, Antônio Moura, Daniel da Rocha Leite, Emanuel Matos, Franciorlyz ViannZa, Garibaldi Parente, Girotto Brito, Heliana Barriga, Lígia Saavedra, Lilia Silvestre Chaves, Luciana Brandão Carreira, Marcos Quinan, Mayara La-Rocque, Paulo Nunes, Rita Melém, Ronaldo Franco, Rosa Watrin, Telma Cunha, Vânia Alvarez e Vasco Cavalcante.

Franciorlyz ViannZa explica que os escritores foram selecionados por uma comissão editorial. "Entre os critérios, levamos em conta a qualidade técnica, notório saber, importância social, contribuição para literatura contemporânea e também militância poética e literária. Buscamos não apenas que faz poesia mas quem é engajado numa luta pela valorização da literatura, mas também, sobretudo, a qualidade do material", pontua.

Literatura com objetivo social


Ademais, o projeto não só visa divulgar a literatura feita atualmente por paraenses e no Pará, mas também busca instigar uma nova formação de leitores. Tudo porque há ainda um caráter social na iniciativa: os exemplares excedentes - ou seja, aqueles que não forem entregues aos apoiadores da campanha - serão doados às bibliotecas de escolas públicas do Estado do Pará, com a presença dos autores em ações solidárias de difusão e revigoramento da poesia paraense.
"Nenhum de nós enxerga a literatura como algo que precise ficar preso dentro de formatos fixos e tradicionais. Por exemplo como o caso do poeta que publica e fica esperando que os leitores venham atrás pra conhecer essa poesia. Nós entendemos que neste momento é muito mais interessante uma reunião de força entre os autores para que esses autores se dirijam até os leitores", pontua ainda Franciorlyz ViannZa. "Foi então que pensamos nas escolas. Ali você tem um público que  tanto vai ter acesso à poesia contemporânea, como, a partir do momento que gostarem, comprarem a ideia e conhecerem os poetas, também estarão lá apresentando e vão se tornar difusores dessa literatura", defende.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário