Andréa Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo estreiam projeto musical



O Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente estreia nesta sexta-feira ( 21) com a dupla

A parceria entre Andrea Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo poderá ser apreciada pelo público pelo projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, que estreia nesta sexta-feira ( 21) com a dupla. Eles vão mostrar as interpretações de grandes nomes da música do Pará, por meio de um vídeo gravado em um estúdio que estará disponível www.bossacriativa.art.br. O pocket show Pará Musical I conta com canções de Paulo André e Ruy Barata, Luiz Pardal e Jorge Andrade e entre outros.
Andréa Pinheiro diz que a parceria com o pianista Paulo José Campos de Melo é antiga e que esse trabalho conta como mais uma produção bem sucedida da dupla. Ela explicou que o projeto mostra apresentações de artistas convidados em todo o país, representantes de diversas regiões. Nesse caso, ela o pianista foram uns dos artistas convidadas do Pará. Mas além da dupla, o projeto também vai divulgar gravações de Arthur Nogueira, Márcio Farias, Pedrinho Cavalléro e Olivar Barreto, no Pará Musical II.
O vídeo para o pocket show de Andréa Pinheiro e Paulo José Campos de Melo foi gravado no último mês de junho, em um estúdio de Belém. Ela disse que foi um processo positivo para esse momento em que o mundo está passando.
“Pra mim, participar de um projeto como o Bossa Criativa, é poder mostrar um pouco da música que se faz aqui na minha cidade, Belém do Pará”, diz Andréa Pinheiro. “Principalmente num tempo difícil como esse que estamos vivendo, algo tão novo, em que a gente precisa de isolamento e o confinamento é a nossa realidade. É reconfortante saber que a música, através de um projeto como esse, que a arte, pode caminhar para o mundo”, completa a cantora.
A escolha do repertório foi cuidadosa, pois o foco é mostrar as produções do Para´. “No nosso caso, montamos um repertório que inclui artista contemporâneos e da "velha guarda", digamos”, detalhou a artistas. Diante disso, a dupla incluiu o maestro Waldemar Henrique (Foi Boto, Sinhá!) e a dupla Paulo André e Ruy Barata (Pauapixuna e Carta Noturna), até artistas revelados mais recentemente, como Vital Lima e Leandro Dias (Uma Bem-te-vi); Luiz Pardal e Jorge Andrade (As Asas São Sempre Leves) e Alex Ribeiro (Dançando nas Telhas).
Cantora e violonista, Andréa Pinheiro, iniciou sua carreira com apresentações em teatros e festivais de música, em 1987 e, entre 1994 e 2000, cantou à frente da Amazônia Jazz Band. De sua discografia fazem parte os álbuns: Fiz da vida uma canção (2001), sobre a obra do maestro Waldemar Henrique; Diz que fui por aí (2004), em parceria com o grupo carioca Galo Preto; e Na Marola (2018), ao lado do Trio Lobita, grupo de choro do qual faz parte desde 2009.
Já Paulo José Campos de Melo é arranjador, compositor e pianista. Foi aluno do Conservatório Carlos Gomes (PA) e é bacharel em piano pela Escola Superior de Artes de Berlim. Ele já se apresentou em mais de 20 países e foi diretor musical de teatros na Alemanha, Suíça e Áustria. É autor de duas óperas de câmara e de um musical, ambos editados em Viena.
O Projeto
Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário