Sesc traz 'Circuito de Criação Literária' a Belém


O projeto Arte da Palavra, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, reúne cerca de 80 autores, que irão circular por 93 municípios brasileiros com o objetivo de estimular a formação de leitores e a divulgação de novos escritores, além de valorizar obras e as novas formas de produção e fruição literária.
A programação chega à capital paraense com a oficina “Poucas Palavras Portáteis”, ministrada pelo poeta, escritor contista, ator e dramaturgo mineiro, Daniel Viana, hoje a sexta-feira, das 15h às 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. As inscrições são gratuitas.
A oficina propõe estimular a investigação de possibilidades para a escrita criativa de micronarrativas partindo de elementos como oralidade popular, fotografias, cartas, cartão-postal, observação do cotidiano, personagens, palavras soltas. Visando oferecer ao participante uma coletânea de dispositivos para a produção de textos literários. Não é necessário ser escritor para participar desta oficina.
Daniel Viana é poeta, escritor contista, ator e dramaturgo. É pesquisador em micronarrativas brasileiras, criou em 2014 a [CUBO] – Biblioteca Portátil de Micronarrativas, sendo a primeira biblioteca com acervo exclusivamente dedicado à produções de micronarrativas, o acervo é ambulante e disponível para consulta.
Criador do projeto Guardanapos Poéticos que une literatura com intervenções em espaços urbanos, trabalha com criação ao vivo de poesias à partir de depoimentos do público.Dentre as publicações, destacam-se os livros “100 contos por 10 contos trocados” (2013); “Baseado em causos reais” (2014) e “Quase um livro para crianças” (2015).

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário