Pintora abre exposição com ensaio sobre a vitória régia


A artista plástica Vilma Macedo Veloso se inspirou na beleza da vitória-régia para criar a coleção "Vitória", que reúne 10 obras em acrílica sobre tela. A produção deságua o talento de uma autora que levou mais de 50 anos para assumir publicamente a própria natureza artística.
A vernissage foi realizada ontem, 4, na Chevallier Eventos, seguida de exposição no Espaço Cultural do Aeroporto Internacional de Belém, entre os dias 15 e 31 de julho. Ambos eventos são abertos ao público e com entrada franca. A curadoria é de Edivaniê D' Lucas.
Aos 67 anos de idade, Vilma Macedo Veloso, baiana radicada no Pará há cerca de 50 anos, presenteia o público com a coleção figurativa sobre essa belíssima espécie da flora amazônica em seu ambiente natural.
"O foco inicial dela era explorar os vários tons de verde. O trabalho dela se diferencia muito do trabalho contemporâneo, sendo mais perfeccionista. É um trabalho bem intuitivo com formas bem elaboradas e construídas", descreve o curador. "Em todas as obras, ela tentou passar pelas fases da flor em botão, desabrochando, aberta e com as pétalas caindo, inclusive, a vitória-régia sem flor, sob a luz do dia e sob o luar".
A natureza é a força motriz da inspiração de Vilma, que mergulha no elemento da água para imprimir reflexos, gotas e movimento em suas telas. Nos pincéis da artista as flores ganham vigor e as folhas ganham brilho, o que levam o público a afirmar que ela pinta em 3D. "A exuberância da vitória-régia me inspira. A relação desse vegetal com a água me encanta. A água é o elemento com o qual me identifico, pois traz a serenidade e clareza. Adoro chuva, cheiro de terra molhada, essa intensa umidade amazônica... tudo relacionado à água me atrai", descreve.
Vilma se prepara para expor a coleção numa galeria de Montreal, no Canadá, no próximo mês de setembro.
Formada em Farmácia e Bioquímica, Vilma não exerceu essas profissões, mas dividiu a administração da empresa familiar com a rotina de dona de casa. Ao longo da vida, exerceu a pintura eventualmente. No ano 2000, ela fez algumas obras em óleo sobre tela, mas não deu sequência ao trabalho, conseguindo lançar a primeira coleção "Telas e Velas", há cerca de dez anos.
"A arte é um vírus inoculado na minha essência desde a infância", descreve a artista. "Essa exposição marca uma nova fase de aceitação da arte na minha vida". "Vitória" é resultado da busca de Vilma pelo autoconhecimento, por meio do qual conseguiu superar os bloqueios que a impediam de vivenciar a pintura. "Descobri que a arte traz realização, aceitação, entusiasmo e brilho na alma", afirma.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário