Pessoas com deficiência participam da primeira Colônia de Férias Inclusiva



Em clima de festa, várias atividades recreativas são realizadas no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) durante o mês de julho, dentro da programação da primeira Colônia de Férias Inclusiva voltada para Pessoas com Deficiência (PcD) assistidas pela instituição, junto com acompanhantes, cuidadores e a comunidade em geral.

A colônia pretende reunir cerca de 150 participantes no decorrer do mês, envolvendo crianças, jovens e adultos em atividades culturais e de lazer, com brincadeiras, música, esportes adaptados, oficinas e até chuveirada na área do Jardim Sensorial, às margens da Baía do Guajará.
Em tratamento de reabilitação da perna esquerda, que tem o fêmur mais curto, André Gomes da Silva, 28 anos, é um dos participantes da colônia de férias. " Está sendo muito bom. É mais integração. Uma imersão em cultura, lazer e arte", disse o usuário, atendido no CIIR desde outubro de 2018. Atualmente, ele faz reabilitação com fisioterapeutas e educador físico para melhorar, cada vez mais, a mobilidade, fortalecer a musculatura e ganhar mais força e equilíbrio. "Aqui, nunca estamos sozinhos. O atendimento é muito bom, e com a colônia de férias o processo da reabilitação é muito melhor", ressaltou André Gomes, que participou das atividades realizadas nesta terça-feira (09) - oficinas de confecção de instrumentos musicais, de brinquedos e papietagem (técnica que usa, principalmente, papel e cola), chuveirada e apresentação musical com o palhaço Beterraba.
Foto: DivulgaçãoLazer inclusivo - Responsável pela Colônia de Férias Inclusiva, a coordenadora do setor de Arte e Cultura, Ana Marceliano, disse que o evento integra crianças, jovens e adultos assistidos pelo complexo de reabilitação, além de membros da comunidade. Segundo ela, a colônia tem o objetivo de reunir o maior número de usuários para suprir a carência de opções de lazer, especialmente na área urbana, já que a maioria das opções oferecidas cobram ingressos.
"Outra dificuldade normalmente encontrada pela Pessoa com Deficiência é a falta de espaço público inclusivo de lazer", observou a coordenadora, ao ressaltar que no CIIR os usuários têm um ambiente totalmente inclusivo, com profissionais capacitados para o acompanhamento e monitoramento das atividades, além da segurança, fator de extrema importância, e do envolvimento do familiar e/ou cuidador.
Foto: DivulgaçãoEm outros dias da semana também há atividades, incluindo vivência dançante, oficinas variadas (de pipas, massagem, laços, origami, fantoches e cestaria), jogos, caratê, esportes adaptados, roda de carimbó, apresentação dos "Enfermágicos" e pintura.
Estrutura – O CIIR oferece, em um único complexo, atendimento para pessoas com deficiência física, mental, intelectual, auditiva e visual, de todas as faixas etárias. São diversas especialidades, tecnologias e estrutura de última geração, associadas à qualidade, segurança e humanização destinadas 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: DivulgaçãoOs usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme o perfil do usuário, via Sistema de Regulação. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.
Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/2158/2159.

Fonte: Site Agência Pará (Texto e Foto)

Nenhum comentário