Paes Loureiro comemora 80 anos com livro de poemas


Com grande representação na literatura paraense, João de Jesus Paes Loureiro completou 80 anos este mês de junho, e aproveita para trazer ao público seu mais novo livro de poemas, “Triádicos - Poesia em Pequenos Formatos”. A obra será lançada na noite de hoje, na Livraria Fox (Tv. Dr Moraes, 584), com sessão de autógrafos a partir das 18h30.
Em seu novo livro, Paes Loureiro, que é autor de extensa obra literária e poética, traz uma nova experiência para o público e para si próprio, já que o poema triádico traz uma proposta de fazer poesia na contemporaneidade batizada pelo próprio autor com a publicação.
“Antigamente, a estrofe de três versos fazia parte de um poema. ‘A Divina Comédia’ [de Dante Alighieri], foi toda escrita em tercetos, que são estrofes de três versos. Minha proposta com o nome triádico é que o terceto se torne um poema autônomo, por isso a denominação própria que dou de triádico”, explica Paes Loureiro sobre a proposta em seu novo livro.
Os poemas curtos presentes no livro abordam temas como a relação do autor com o cotidiano, reflexões sobre o amor e a vida. Temas tão densos são possíveis nesse formato, segundo Paes Loureiro, que considera o triádico como um poema lírico com desdobramento filosófico. “Linguisticamente nós dizemos que o nome dá existência às coisas também, por isso o nome triádico também dá existência a esse tipo de poema que proponho neste livro”, destaca.
Em um contexto onde as tecnologias e as mídias são consumidas em intervalos de tempo cada vez mais curtos, ganhar a atenção do público se torna um desafio cada vez maior.
Para Paes Loureiro, o triádico pode ser um formato que se encaixe na forma como a literatura é consumida atualmente. “Casualmente o triádico se torna mais apropriado para uma mensagem de WhatsApp, para uma mensagem de celular. É um tipo de poema que se ajusta também além do livro, nas novas mídias do nosso tempo”, explica.
Outras publicações de grande sucesso dos últimos anos servem para comprovar a proposta de Paes Loureiro, como “Outros Jeitos de Usar a Boca” e “O Que o Sol Faz Com as Flores”, de Rupi Kaur; e a coletânea “Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente”. Com seu novo livro, o autor dá nome e exemplifica o que seriam os textos triádicos, um estilo específico de novo poema curto.
João de Jesus Paes Loureiro promete um segundo lançamento ainda para este ano. Durante a Feira Pan-Amazônica do Livro, evento onde será um dos homenageados, ele revela que irá lançar um livro teórico sobre arte e cultura, intitulado “Cultura Amazônica Hoje: Uma Poética do Imaginário Revisitada”. “É uma interpretação da atualidade da cultura amazônica, em relação a cultura-mundo atual”, explica.
O novo livro de poemas de Paes Loureiro também será lançado em Manaus e São Paulo, e ele adianta que já há negociações para que a publicação também seja lançada em Lisboa, Portugal.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário