Morre aos 86 anos o cartunista argentino Guillermo Mordillo


O cartunista argentino Guillermo Mordillo morreu aos 86 anos na noite do último sábado, 29, em Mallorca, na Espanha, onde tinha uma residência. O artista de renome internacional ainda estava ativo, publicando seus cartuns humorísticos, sofreu uma indisposição enquanto jantava com sua família na cidade de Palma Nova, na Baía de Palma. 
Nascido na Villa Pueyredón, bairro humilde de Buenos Aires, Mordillo começou a desenhar ainda na infância e se mudou para o Peru aos 23 anos, após se formar como ilustrador. Lá permaneceu por cinco anos, antes de desembarcar em Nova York e trabalhar no filme de animação do personagem infantil Popeye, produzido pela Paramount. Foi, porém, durante sua estadia em Paris que ele despontou para o mundo nos anos 1970.
No Brasil, seus cartuns humorísticos chegaram a ser animados e exibidos pela TV Globo. Uma das principais características de suas sátiras era a quase completa ausência de balões de fala, que ele explicava pelo fato de não dominar fluentemente o idioma francês quando começou a produzi-los em Paris.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário