Ester Sá apresenta uma tarde de contação de histórias no Teatro Waldemar Henrique


A artista Ester Sá escolheu a tarde desta quinta-feira, 11, para expor dois de seus trabalhos em "Uma tarde de Histórias", no Teatro Waldemar Henrique, voltados para crianças. A pequena mostra inclui "Uma História das Histórias de Boi Bumbá", que será às 16h e "Nina, brincadeira de menina", às 17h30. A narrativa dos trabalhos tem como foco contar fatos e sobre pessoas da cultura popular do Pará.
O primeiro trabalho que Ester Sá vai mostrar é inspirado na obra de Bruno de Menezes no livro "Boi Bumbá Auto Popular". A artista reconta o auto do boi na época em que saía às ruas nas décadas de 40 e 50. E visita também os significados dos personagens do auto, e as relações entre eles, espelhando o povo brasileiro.
"A narrativa mítica do boi bumbá, criada e mantida pelos nossos ancestrais, vem à tona nesta homenagem, que convida a conhecer e reconhecer-se na força da cultura popular", destaca a artista.
Já a segunda apresentação tem uma narrativa sobre a saudosa artista Nina Abreu, artesã do brinquedo de miriti, de Abaetetuna, no Pará. A história vai buscar na infância de Nina, o início da brincadeira, onde ela começa a construir seus bonecos. Nina foi uma das artesãs mais importantes para o movimento de uma das tradições mais coloridas do Círio de Nazaré: o brinquedo de Miriti.
"Será uma tarde de histórias, com duas narrativas sobre a cultura popular. Uma boa opção de evento cultural, pensando nas férias escolares" acrescenta Ester Sá, atriz, encenadora, contadora de histórias, dramaturga e cantora.
Ela iniciou na arte nos fins da década de 90, cantando. Logo depois encontrou o teatro. Em 2004, recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia. Participou do Projeto Palco Giratório de circulação nacional o Sesc em 2005 com o Grupo In Bust Teatro de Bonecos, circulando em diversos estados do Brasil.
Em 2007 participou de um espetáculo teatral que evidenciava a forma narrativa em sua encenação, e nesta experiência vivenciou um novo encontro, com a arte narrativa. A partir daí, a atriz investiu nesta linguagem e construiu um repertório de contações de história com os quais apresenta-se semanalmente em espaços de Belém e outros palcos.
Agende-se:
"Uma tarde de Histórias"
Local: Teatro Waldemar Henrique
Hora: 16h "Uma História das Histórias de Boi Bumbá"
17h30 "Nina, brincadeira de menina"
Ingressos a preços promocionais. Informações: 98114-7149/98259-9871

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário