Encantos de Caraparu são revelados em livro


O amor e o encantamento pelo rio Caraparu, em Santa Izabel, nordeste do estado, fez com que o fotógrafo Celso Lobo imprimisse esses sentimentos pela cidade por meio do livro "Caraparu e seus encantos", que além de fotos de paisagens e do estilo de vida local traz depoimentos de moradores antigos. O lançamento da obra será no dia 3 de agosto, no restaurante Rio Caraparu, às 10h, na Vila de Caraparu.
O projeto do livro surgiu quando Celso Lobo foi fotografar o círio de Caraparu em 2015. Lá ele fez a foto mais premiada de sua trajetória como fotógrafo. Após conhecer o círio de Caraparu ele disse que nunca mais deixou de ir ao local para fotografar. "Em uma das minhas idas por lá, conversando com alguns donos de barracas da orla de Caraparu surgiu a ideia de colocar no papel minhas fotos. Foi então que resolvi escrever o projeto do livro", conta o fotógrafo.
A partir daí, ele escreveu o projeto na Lei de Incentivo Semear, em 2017. Naquele ano foram inscritos mais de 300 projetos, um pouco mais de 140 foram aprovados e apenas 20 conseguiram captar recursos para finalizar seus projetos. "E graças a Deus um foi o meu", completa.
Imagem do livro Os Encantos de CaraparuImagem do livro Os Encantos de Caraparu (Celso Lobo/ Divulgação)
Celso recorda que procurou mais de 150 empresários no Pará para patrocinar o projeto, e mesmo eles sabendo que teriam algumas contrapartidas, não toparam. Mas ele insistiu e conseguiu executar o livro.
Sobre a relação do fotógrafo com a Vila de Caraparu, Lobo conta que é de muita gratidão, já que sempre foi bem recebido pelos moradores e pelos donos dos bares e restaurantes da vila. "Me encantei pelo local, é muito bacana pegar uma canoa e sair passeando pelo rio, mata a dentro, é desestressante. E sair fotografando aquelas paisagens então, não tem preço", destaca.
Celso Lobo sempre foi ligado à arte. Nos anos 80 trabalhou com serigrafia (silk screen) no seu ateliê. Em 2010, começou a fazer fotos autorais e a fotografar paisagem e natureza, ele criou portfólios em sites nacionais e internacionais e começou a vender fotos para decoração.
Celso Lobo integra a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, da França (Divulgação)
Em 2016, foi convidado pelo artista plástico, Celito Medeiros, de Curitiba a fazer parte de uma academia de arte em Paris, a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, onde, em em abril de 2016, foi condecorado Embaixador da Divine Académie em cerimônia no Hotel Copacabana Palace, no Rio de janeiro.
A partir dessa iniciativa foi convidado a participar de uma exposição no Carrousel Du Louvre, onde levou as fotos de Alvorecer do Atalaia e a do Rio Caraparu. "Foram destaques na exposição. E a partir daí, passei a ser conhecido na Europa e convidado para outras exposições", destaca o fotógrafo.
Imagem do livro Os Encantos de Caraparu, com um cortejo fluvial religiosoImagem do livro Os Encantos de Caraparu, com um cortejo fluvial religioso (Celso Lobo/ Divulgação)
"Caraparu e seus encantos" é o primeiro livro da carreira de Celso Lobo e sobre esse trabalho ele diz que é um sentimento bom e de gratidão  por ter recebido a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas que lhe ajudaram nesse projeto. "Cada comerciante da vila vai ganhar um livro para que mostrem aos turistas a importância de preservar o local e, principalmente, o Rio Caraparu para que ele não venha a sofrer no futuro", ressalta o fotógrafo.
Agende-se: 
"Caraparu e Seus Encantos" 
Local: Restaurante Rio Caraparu, Vila de Caraparu
Data: 3 de agosto, às 10h 


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário