Egito inaugura museu em homenagem a Nobel de Literatura Naguib Mahfouz


Um museu em homenagem à vida e à obra do romancista egípcio Naguib Mahfouz foi inaugurado no Cairo, quase 13 anos após a morte do escritor ganhador do prêmio Nobel de Literatura.
O Museu e Centro Criativo Naguib Mahfouz abriga os pertences e a biblioteca pessoal de Mahfouz, que recebeu o Nobel de Literatura em 1988, sendo o único árabe a consegui-lo.
O centro, estabelecido em um edifício reformado de 1774, foi planejado durante anos, mas adiado devido a problemas financeiros e de outros tipos.
"Espero que este museu se torne um centro de radiação cultural e uma atração turística", disse o ministro da Cultura egípcio, Inas Abdel Dayem, na cerimônia de inauguração no domingo.
O prédio de dois andares localizado no bairro de Gamaliya fica perto de onde o autor nasceu, e a área inspirou muitas de suas histórias e personagens.        
Além de expor muitos itens pessoais e textos manuscritos, o museu possui um saguão que contém todas as suas obras, em edições modernas e antigas, além de salões de conferência, uma biblioteca audiovisual e uma biblioteca que abriga pesquisas e estudos sobre as obras de Mahfouz.
Mas sua medalha do Nobel não estará em exibição e continua com sua família.
A filha de Mahfouz, Umm Kulthum, que compareceu à inauguração, disse estar feliz por o sonho de construir o museu ter se realizado "após anos de espera".

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário