Banco da Amazônia abre exposição 'Uma Poética Interior' com talentos da casa


De flagrantes de pura contemplação da natureza amazônica e da arquitetura histórica até registros do cotidiano e de festividades tradicionais: a I Mostra Cultural dos Empregados da Instituição, intitulada “Uma poética Interior” soma 21 obras de 13 funcionários do Banco da Amazônia lotados em agências do Pará, Amapá e Maranhão.
Entre o acervo, estão 19 fotografias e duas pinturas elaboradas com a técnica de acrílico em caneta sobre tela e madeira. A mostra segue em exposição no Espaço Cultural Banco da Amazônia até o dia 23 de agosto. A entrada é gratuita.
A seleção dos trabalhos teve início no dia 3 de junho e o resultado final foi divulgado no dia 1º de julho. Os três primeiros colocados foram Marcelo Lima, lotado em Belém; Chaiene Monteiro, de Santarém, e Anderson Cabral, de Macapá, no Amapá. A curadoria é do artista plástico Emanuel Franco e as obras foram escolhidas dentro das categorias: pintura, fotografia, desenho, gravura, objeto e escultura.
Com o trabalho Ver-o-Peso I, II e III, o primeiro lugar foi para o engenheiro e fotógrafo Marcelo Santana Lima. A primeira imagem retrata a cobertura típica da última roupagem do local e ao fundo o mercado de ferro, um dos símbolos da maior feira da América Latina.
Obra de Chaiene Monteiro, de Santarém, que ficou em segundo lugar na seleçãoObra de Chaiene Monteiro, de Santarém, que ficou em segundo lugar na seleção (Chaiene Monteiro)
Lima explica que "a ideia foi mostrar uma perspectiva do que é a feira, com o mercado de ferro por trás que margeia o rio”. A segunda obra apresenta uma perspectiva diferente do Mercado de Carne e a terceira traz um recorte da Pedra do Peixe.
A psicóloga Maria do Rosário Travassos, que trabalha na sede do Banco em Santarém, recebeu menção honrosa por seu trabalho. “'Cotidiano na Ilha I, II e III - Pescadores Marajoaras' trazem um recorte da visita que Travassos fez à Salvaterra, na Ilha do Marajó, no ano passado. No porto de pescadores, procurei mostrar o cotidiano local, o momento em que os pescadores consertavam seus barcos e suas redes, registrei o trabalhador no seu labor”, explicou ela.
Criada para reconhecer os colaboradores do Banco, a mostra integra o programa Revelando Talentos é lançada também em comemoração aos 77 anos da instituição, celebrados no dia 9 de julho.
"A exposição busca valorizar os nossos colaboradores, que fazem parte de tudo que construímos ao longo desses 77 anos, contribuindo para o avanço e o crescimento da região, cumprindo nossa missão, que é a de desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes”, afirma o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose.
Agende-se
Exposição “Uma poética interior”
Visitação: até 23 de agosto, das 9h às 17h
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, 800)
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário