Alegria, descontração e saudosismo no encontro dos Amigos de Capanema


Tendo como pano de fundo parte da história da cidade de Capanema, os costumes de seus moradores e algumas gírias usadas nas décadas de 1950 a 1980, aconteceu na noite de sábado, 6, no “Galpão 101”, -Local gentilmente cedido pelas irmãs amorim, proprietárias do estabelecimento, importante encontro com pessoas que moram em Capanema e capanemenses que residem em outros centros.

Já faz algum tempo que foi formado um grupo no Facebook com o título “Amigos de Capanema”, idealizado por Myriam Magalhães e as pessoas fazem publicações de importantes matérias sobre alguns aspectos da cidade e por toda essa influência com trocas de ideias, surgiu a também feliz sugestão de se realizar um encontro festivo para serem apresentados quesitos para referenciarem a cidade de Capanema.

O grupo realizou algumas reuniões e tudo foi planejado para o encontro em Capanema. Revistos tais aspectos, os integrantes do grupo planejaram a realização de uma festa apresentando músicas antigas que tocavam nos eventos da época de 50, 60, 70 e 80. Em parte da decoração do ambiente, foram predominadas as cores preto e branco e também a abertura da parte cultural, centralizou a inclusão do cinema como casa de espetáculos, destacando peças teatrais, shows musicais e exibições de filmes no extinto “Cine Pálace”.

O programa “Filmelândia Musical” que era apresentado na antiga Radiofonização Comercial de Capanema-RCC, atualmente Almeida Divulgações, foi a abertura da parte informativa do encontro, fazendo uma alusão ao anúncio do filme que seria exibido na tela do Cine Pálace, naquele tempo. A produção do evento, escolheu o nome fictício do filme a ser anunciado; Capanema 109 anos: Patrimônio de todos Nós, locução feita pelo comunicador da Rádio Antena C, Jucivaldo Gomes, sendo que a música tema gravada em rotação 78, causou saudosismo às pessoas que estavam presentes no evento. Também foi inserida na programação, a inclusão de slides com fotografias antigas, muitas delas arquivadas pelo norte-americano Philip Rodgdon, representado no encontro de sábado, por sua esposa Zélia Hodgdon.

Foi feito um painel caracterizando uma Kombi e também expostos discos de vinil no ambiente, além dos trajes usados por alguns participantes da festa, sendo isso, mais um dos atrativos. Nos slides exibidos, foram apresentados nomes de personalidades e aspectos da história de Capanema, destacando o trem e a produção agrícola como marcos da evoluída colonização que está presente até os dias de hoje.

A idealizadora do grupo Amigos de Capanema no Facebook, Myriam Magalhães, esteve presente no encontro e de acordo com suas declarações, o evento foi marcante e especial.

A coordenação local do encontro “Amigos de Capanema”, formada por pessoas da comunidade, estará se reunindo novamente para ser feita avaliação e possibilidades de novas etapas, principalmente com o surgimento da ideia para a realização de um encontro em Belém, dependendo apenas de detalhes. Em rápidos contatos feitos com pessoas que estavam prestigiando o evento, a reportagem do Jornal de Capanema conseguiu colher informações que contemplam os coordenadores, pois a positividade foi a resposta unanime daqueles que se pronunciaram a respeito do encontro.

























































































Fonte: Jornal de Capanema (Texto e Fotos)
Edição: Maikon Douglas
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário