A Escola receptiva à Literatura de Cordel



A Literatura de Cordel tem crescido bastante nos últimos tempos, juntando-se a outros tipos, correspondendo com a origem nordestina e os encantos dos cordelistas que declamam verso a verso, rimando consequentemente.

Nas comemorações dos 40 anos de fundação da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Miguel de Santa Brígida, na cidade de Salinópolis-Pará, a cordelista capanemense Socorro Rebouças, integrante da Academia Paraense de Literatura de Cordel-APLC e da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, esteve presente no “Café Literário” promovido por aquela instituição de ensino, mostrando o seu talento através dos versos concatenados, como sempre faz.

A Escola, que tem como gestor o professor Rosivaldo de Souza Lima, realizou tal evento, considerando que a Literatura de Cordel é um alimento para os apreciadores, destacando-se os alunos, promovendo assim o incentivo à leitura, proposta que a ACLA tem colocado em prática.

Considerando ainda que a escrita é associada à leitura, motivam-se os atores que participam de um processo envolvente, tendo a poesia como principal foco, entretanto, o cordel assume a condição de destacado protagonismo.

De acordo com a cordelista Socorro, as atenções da plateia se voltaram para as suas declamações feitas com entusiasmo e alegria, razão de agradecimentos pelos aplausos que ela recebeu. “Estar junto a professores e estudantes me encoraja cada vez mais para eu mostrar um trabalho feito com amor e vontade de agradar”, ressalta a artista.

São inúmeras as razões para o amparo da literatura e a ACLA, tem contribuído com incentivos para a Educação e Cultura, por intermédio de seus acadêmicos que se apresentam e representam a instituição que tem relevância no que se dispõe a realizar e participar.


Fonte: Jornal de Capanema (Texto e Foto)

Nenhum comentário