A arte das cuias pintadas no Sesc em Santarém


A confecção de cuias tingidas com pigmentos naturais e decoradas com motivos amazônicos são umas das tradições mais antigas de Santarém, que persiste até os dias atuais. Um elemento que ganhou destaque e se tornou um ícone para o Pará e também patrimônio. É um artesanato característico da região, resultado de uma série de trocas culturais, com origem indígena, e intensificado a partir da colonização portuguesa. Com o objetivo de difundir essa arte milenar, o Serviço Social do Comércio (Sesc) continua com o projeto "Cuias de Santarém - Arte e Tradição Tapajônica".
No mês de julho o mestre Camargo Fona  continua trazendo ensinamentos sobre essa encantadora arte tapajônica na Oficina de Pintura em Cuia, que será realizada no período de 02 a 05/07, das 14h às 16h, no  Sesc em Santarém. Os participantes terão contato com todo o manuseio e preparação das cuias, conhecendo um pouco da história e tradição desse artesanato amazônico, e experimentando, na prática, sua aplicabilidade. A oficina terá a duração de quatro dias, com duas horas/aula por dia.
O projeto continua até outubro trazendo para o público adulto e infantil, por meio de oficinas de Pintura em Cuias, Debates e Palestras, a reflexão sobre esse fazer amazônico, e a difusão da arte ribeirinha, instigando a clientela sobre os processos de produção e a estética das Cuias Pintadas.
Agende-se:
Oficina de Pintura em Cuia
Datas: 02 a 05/07 (Terça a sexta- feira)
Horário: 14h às 16h

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário