Wanda Monteiro lança nesta segunda-feira, 11, livro de poesias "A liturgia do tempo"


A escritora Wanda Monteiro lança seu livro de poemas “A Liturgia do Tempo e Outros Silêncios”, da editora Patuá. O evento de lançamento integra a “Semana da Mulher”, da Livraria Fox. Na noite de hoje (11), Wanda conduz a conversa “Círculo Mítico da Ancestralidade das Mulheres Amazônidas”, de 18h às 20h.
Wanda Monteiro é escritora e poeta nascida às margens do Rio Amazonas, no Pará. A devoção pela literatura vem desde a infância; filha do romancista Benedicto Monteiro, ela foi criada rodeada pelos livros, e desde cedo cultivou o hábito da leitura e o exercício da escrita.
Wanda também tem ainda um background na advocacia. Ela foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil por muitos anos, mas nunca se afastou da vocação da escrita. Ela também trabalhou como revisora e produtora editorial durante muitos anos e aprofundou seus estudos cursando linguagem e pensamento, na Universidade Veiga de Almeida. 
Uma das motivações de Wanda para escrever “A Liturgia do Tempo e Outros Silêncios”, segundo ela, foi o desejo de falar sobre a realidade e seus espectros no tempo e espaço, e o que podemos aprender dela.
“Para o humano, a realidade é feita de sentidos. Vivê-la é um mero processo mental. O cotidiano, sua uniformidade, o tédio de sua rotina, tudo isso martela minha consciência. Sou atraída pelo insólito, pelo incomum, pelo extraordinário da realidade. É essa argamassa que eu transformo em supra realidade. E é essa amorgrafia o meu barro para modelar a palavra poética. Meu livro fala dessas inquietações. Diz desse desassossego, de para além da subjetividade, saber da vida o seu deslimite”, explica a autora.
A poeta publicou seu primeiro livro, “Memória de Afeto”, com selo independente, participou de vários projetos editoriais de pesquisa histórica realizados no Pará e publicou seus textos literários em revistas, blogs e sites. 
Nos últimos anos teve seus textos publicados em várias revistas literárias, virtuais e impressas, como: Acrobata, Diversos Afins, Gueto, Ruído Manifesto, Mallarmargens, Zona da Palavra, Intacta Retina, Relevo, In Comunidades, Literatura Br, Vício Velho, DesEnredos, Senhoras Obscenas, Amaitê e outras. Entre as outras publicações de autoria de Wanda estão os livros “O Beijo da Chuva” e “Anverso”, ambos pela Editora Amazônia.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário