Dia Internacional das Mulheres tem agenda recheada de eventos e homenagens



A agenda para o Dia Internacional da Mulher desta sexta-feira, dia 8, terá abertura de exposições de artes plásticas, espetáculo teatro e shows pela noite. A cantora Renata Del Pinho comemora este dia inspirada nas mulheres e na luta histórica pela liberdade com o pocket show ‘Soul livre!’, a partir das 22 horas, no espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno, com ingresso a R$ 15.
Para a artista, o espetáculo musical preparado para a data é, antes de tudo, um show pela liberdade. “E quando digo liberdade refiro-me à liberdade de cada mulher ser o que quiser, sem ser morta, sem ser julgada, sem ser condenada, sem ser oprimida, sem ser estuprada, sem ser exigida, sem ser desprezada por isso”, destaca. No repertório grandes cantoras do jazz, do blues, do rhythm and blues, do soul como Nina Simone, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Aretha Franklin, Amy Winehouse, Janis Joplin, Elza Soares, Elis Regina e Sandra de Sá.
No Espaço Cultural Apoena, localizado na avenida Duque de Caxias esquina com a travessa Antônio Baena, nº 450, o grupo “Tamboiara e Convidadas” apresenta a partir das 22h um repertório mesclando músicas autorais e homenagens às mestras do carimbó como Dona Onete, Grupo Sereias do Mar, Iva Rothe e Nazaré Pereira. O grupo foi criado há dois anos por oito integrantes oriundas de outros projetos músicas da capital, com forte influência de gêneros musicais como o carimbó, retumbão o marabaixo, de Macapá. Entre as convidadas da noite estão Camila Alves, Deia Palheta, e Liege. A entrada para o show custa R$ 15.
Quem prefere atividades mais tranquilas pode assistir a peça "As Marianas - ensaios sobre o empoderamento feminino" da Ale Hänel Oficina de Atores de Belém. O espetáculo aborda o empoderamento feminino e traz musas e princesas inspiradas nas deusas da Antiguidade que querem liberdade para fazer o que quiserem, em apresentação única às 18h, na academia You Fit, localizada na rua Bernal do Couto, nº 333, no bairro do Umarizal. A entrada é franca e limitada.
O espetáculo é dirigido, escrito e encenado pela atriz e professa Marcia Teixeira, com elenco de todas as idades, com destaque para as crianças. As meninas apresentam falas sobre independência. "O espetáculo é uma intervenção cênica, uma modalidade muito atual e que traz como temática o papel da mulher na sociedade, o que está sendo muito discutido hoje em dia e também fazendo alusão ao dia 8 de março", comenta.
Em homenagem ao mês das mulheres, o Núcleo de Conexões Na Figueredo (avenida Gentil Bittencourt, 449) recebe a exposição “Na Pele Delas”, da artista plástica Elieni Tenório e da fotógrafa Luiza Cavalcante Abertura será hoje com entrada gratuita, a partir das 20h. .
Outra exposição que será aberta hoje é “Os Tempos das Deusas” com obras de 19 artistas paraenses no Ateliê Jupati (Tv. Gurupá, nº 250) até o final do mês de março. 
Para quem está interessado em atividade mais relaxante o Grupo Ubuntu organiza gratuitamente a Dança Circular a partir das 19h, na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
As celebrações culturais para as mulheres vão até o domingo, dia 10, com evento social realizado pela Associação Paraense da Cultura Reggae Evento a partir das 8 horas na praça Dom Alberto Ramos, localizado na avenida Rodolfo Chermont, na Marambaia. As mulheres terão acesso a cuidados com a saúde, beleza e bem-estar e shows ao vivo da cantora Priscila Morenno e da guitarrista Adria Soares.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário