Debates da 'Semana da Mulher' focalizam protagonismo feminino




O lançamento do livro de Wanda, abre uma programação especial que tem como objetivo destacar as lutas das mulheres na história, homenagear e dar visibilidade a seus trabalhos na literatura, realizada pela Livraria Fox a partir desta segunda-feira (11), a chamada “Semana da Mulher”. São eventos totalmente gratuitos que ocorrem até a sexta-feira (15), no prédio da livraria, localizado na Rua Dr. Moraes.
A programação inicia com Wanda Monteiro, no evento Palavra de Poeta. Ela conduzirá a roda de conversa “Círculo Mítico da Ancestralidade das mulheres Amazônidas”, de 18h às 20h. O momento também marcará o lançamento do livro  “A Liturgia do Tempo e Outros Silêncios”.
Após a explanação do tema por Wanda, o microfone ficará aberto para que poetas presentes soltem a voz, sonorizando a poesia que habita em cada um. O projeto é idealizado e realizado pelo Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia (Mocoham) e a Livraria FOX.
Amanhã (12), o evento segue com a “Arquitetura com Café: Mulheres na Arquitetura”, com Kenny Nogueira, no perfil Arquitetura Gourmet; e as mulheres do Arquitetura Oggi. O bate-papo vai de 18h30 às 20h30.
O momento será de dar destaque aos grandes nomes femininos dentro da arquitetura, como Denise Scott Brown, Lina Bo Bardi, Kazuyo Sejima e Zaha Hadid. O mercado paraense será representado por Layza Meireles, Luciene de Lucena e Patrícia Póvoa, do escritório Arquitetura Oggi. 
O evento volta com programação na quinta-feira (14), de 18h30 às 20h30, com a roda de conversa “Mulheres que Criam”, mediada pela dona do blog literário Garota Pai D´Égua. As convidadas são: a professora Anaíse Patrícia, a poetisa e rapper Shaira Mana Josy, a empresária Renata Pamplona, e as escritoras Mary Oliveira e Roberta Splinder. O papo terá as profissionais falando sobre seu campo de atuação e como o processo criativo ocorre dentro dele, além de compartilhar suas experiências com cultura e arte e Belém.
A sexta-feira (15) marca o encerramento da semana alusiva ao Dia da Mulher, com a roda de conversa “A Mulher Moderna”, de 17h às 19h. O bate-papo será conduzido por Natasha Vasconcelos, colunista do Oliberal.com e criadora do Política Para Mulheres. A pauta principal são as campanhas de combate ao assédio, como a do “Não é Não!”, que ganhou popularidade durante o carnaval deste ano. Reivindicar o “não” se tornou uma pauta central na luta das mulheres pelo exercício de seus direitos. Mas o debate pretende estender o assunto além disso.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário