Museu do Estado do Pará reabre mostra sobre a vida de Saramago após suspensão para reforma





Quem não teve a oportunidade de apreciar a exposição “Saramago – os pontos e a vista” terá uma nova chance com a reabertura da mostra a partir de hoje até o dia 17, no Museu do Estado do Pará (MEP). A visitação é de 10h às 17h e com entrada franca.
A exposição precisou fechar duas semanas antes do encerramento oficial em decorrência do desabamento do forro de argamassa no Salão Pompeiano, no dia 25 de janeiro, que ocasionou fissuras no hall de entrada do MEP. Na ocasião, o laudo do Corpo de Bombeiros, solicitado pelo Sistema Integrado de Museus (SIM), considerou o prédio inapto à visitação.
Mas de acordo com Armando Sobral, diretor do SIM, o Corpo de Bombeiros está acompanhando todo o processo de reabertura da exposição e estará presente no prédio nos horários de visitação.

“Estamos reabrindo a exposição após seguir todas as orientações do Corpo de Bombeiros, que nos garantiu não haver riscos à segurança. Adquirimos todo equipamento de combate ao incêndio, sinalizamos com placas as rotas de fuga e instalamos luzes de emergência, concentrando todo o sistema de segurança nas áreas de exposição”, e concluiu.
“O restante do prédio encontra-se interditado e para garantir ainda mais segurança aos visitantes, teremos durante a exposição, dois brigadistas orientando e controlando fluxo no museu”.
A mostra tem curadoria de Marcello Dantas e produção de vídeos de Miguel Gonçalves Mendes. Ela chegou a Belém após temporada em São Paulo, com o objetivo de proporcionar ao público uma viagem pelo universo da vida de Saramago. 
A exposição é baseada na integração de quinze módulos, cada um composto de breves textos explicativos e objetos cênicos que se mesclam com a projeção de vídeos de momentos da vida do escritor, selecionados a partir do acervo de imagens do diretor português Miguel Gonçalves Mendes, que produziu o filme “José e Pilar” após anos de convivência com o casal.  
Apresentando dimensões diferente de Saramago a exposição leva o público a compreender melhor o autor português, popularmente conhecido por suas opiniões polêmicas explicitas em suas criações literárias com um interesse pelo mundo e pelo ser humano.
Ao todo, são aproximadamente 500m² de área expositiva, montada em seis salas do pavimento térreo do MEP. No espaço destinado à cronobiografia, estão disponíveis livros para consulta, além de fotos e vídeos, muitos deles também cedidos pela Fundação José Saramago.  
Assim como nos livros do autor, cada visitante viverá uma experiência imaginativa única, na qual realidade e literatura se mesclam e fazem cada um (re)pensar o seu papel no mundo.
A exposição em Belém integra o calendário oficial de celebração dos 20 anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago, com eventos organizados pela Fundação José Saramago em parceria com entidades públicas e privadas, em Portugal e em vários outros países.

SERVIÇO
Exposição “Saramago – Os pontos e a vista”
Local: Museu do Estado do Pará (MEP) – Entrada pela Trav. Coronel Fontoura (lateral do museu)
Período: De terça a domingo, no período de 12 a 17 de fevereiro de 2019
Horário: De 10h as 17h
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário