Dominguinhos faria 78 anos nesta terça, 12




Nesta terça-feira, 12, Dominguinhos completaria 78 anos de idade. O cantor, compositor e exímio sanfoneiro nasceu em 12 de fevereiro de 1941, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Foi descoberto por Luiz Gonzaga, na década de 40, que o impulsionou na carreira. Ele lançou mais de 40 álbuns até o fim da vida, em 2013, numa intensa produção que marcou história na música popular brasileira. 
Dominguinhos compôs e interpretou memoráveis músicas, como "Eu só quero um xodó", "Sete meninas", "Te faço um cafuné", "Gostoso demais" e "Pedras que cantam", inclusive algumas com grandes parcerias, como "De volta pro aconchego" e "Isso aqui tá bom demais" (com Nando Cordel), "Tantas palavras" (com Chico Buarque), "Abri a porta" e "Lamento Sertanejo" (com Gilberto Gil). 
A música entrou na vida de Dominguinhos ainda na infância, pois foi bastante estimulado pelo próprio pai, Mestre Chicão, que era afinador de sanfonas. O início da carreira foi formando trio com os irmãos. Dominguinhos teve no Rei do Baião, o padrinho na música, e na letrista Anastácia, encontrou uma importante parceria musical, com quem fez mais de 200 músicas. Dominguinhos foi do casting da Rádio Nacional, nos anos 60, quando gravou o primeiro LP, e fez participações em álbuns de vários artistas, como Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano Veloso. 
O aniversário de Dominguinhos é celebrado com show na Casa Natura Musical, em São Paulo, que tem o repertório recheado de sucessos do artista. A interpretação é do cantor e sanfoneiro Mestrinho, que recebe Chico César, Mariana Aydar, Tato (vocalista do Falamansa) e a cantora, filha de Dominguinhos, Liv Moraes. “Minha jornada musical foi toda com meu pai. Ele é para mim gênio, mestre, sábio, melhor músico e melhor pai do mundo. Minha missão é homenageá-lo sempre. A saudade todo dia vem, mas feliz estou ao perpetuar sua música e seu amor!”, afirma Liv, emocionada.
Filha - Liv Moraes é filha de Dominguinhos com a cantora e compositora Guadalupe Mendonça. Ela largou a Faculdade de Psicologia para estudar música e danças populares, atendendo ao estímulo do pai. Liv foi backing vocal em muitos shows e gravações de Dominguinhos. A estreia com o pai foi em 2001, na faixa "Desenho" (do CD "Lembrando de você"), dividindo com ele também a faixa "Doidinha pra dançar" (CD "Conterrâneos"), em 2007. Ela lançou três discos solo , sendo os dois primeiros com arranjos de Dominguinhos, em 2001 e 2008.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário