Museu Histórico Nacional disponibiliza 500 pinturas on-line da pinacoteca



A partir desta semana, os amantes das artes plásticas poderão ter acesso, de modo online, às 500 pinturas do acervo do Museu Histórico Nacional (MHN), que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Cultura, nesta terça-feira (4).
O acervo oferece a pesquisadores e ao público em geral acesso a informações completas sobre as obras, além de mais de uma centena de imagens em domínio público para download gratuito. 
À longo prazo, o objetivo é que as imagens de todas as obras que compõem a pinacoteca do museu estejam acessíveis pelo site. Após as pinturas, o museu pretende disponibilizar sua coleção numismática (cédulas, moedas e medalhas), que conta com mais de 150 mil itens.
O projeto é resultado de cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC), Ibram e Universidade Federal de Goiás – por meio do Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P). O MHN é o primeiro museu da rede Ibram a utilizar o repositório para acervos culturais digitais.
A partir de curadoria feita pela equipe do museu estão disponíveis, nessa primeira etapa, três exposições inéditas: "Marinhas – De Martino", "Retratos do império" e "Paisagens cariocas". 
Ainda em fase de testes, em breve a ferramente deve permitir ao público interagir com as obras e exposições em cartaz.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário