Fotografias de Luiz Braga são restauradas e entram no acervo da Procuradoria Geral do Estado




Um total de 11 fotografias do paraense Luiz Braga foram restauradas e estão de volta ao acervo da Procuradoria Geral do Estado. Nesta quarta-feira (12), no prédio-sede da instituição, o fotógrafo entregará as obras de volta ao local, depois de um processo de restauração que envolveu reuniões entre o fotógrafo e a comissão da PGE, além de visitas técnicas, coleta e reimpressão. O evento será às 12h, no auditório do prédio.
As fotografias, datadas desde 1985, mostram várias sedes da Procuradoria ao longo da história, locais marcantes de Belém, além de cenas do cotidiano da cidade, todas registradas sob do olhar artístico de Luiz, marcado em todo seu trabalho. As obras estão avaliadas no valor total de R$ 249 mil, já a restauração foi orçada em R$ 41,5 mil.
O procurador Roland Massoud já trabalhava na instituição quando as obras foram compradas, em 1987, e relembra o processo. “Na época eu era curador. Esse acervo é bem antigo, tem mais de dez anos, e essa iniciativa de começar a adquirir obras para construir um acervo foi ideia do ex-procurador geral, João de Miranda Leão Filho. Isso tudo coincidiu com a inauguração do prédio novo, foi quando essas obras começaram a ser adquiridas”, conta.
Ele explica ainda que, desde então as fotografias sofreram com a ação do tempo, e acabaram sendo deixadas de lado até mesmo pelas pessoas que passavam por elas. Além das obras de Braga, a instituição adquiriu produções de outros artistas e também recebeu doações para seu acervo ao longo do tempo. E foi considerando a necessidade de manter o controle, realizar a divulgação e efetuar a eventual manutenção destas peças singulares, que a instituição desenvolveu o projeto PGE Cultural, com o objetivo de promover a valorização cultural do acervo artístico da PGE/PA.
“Elas sofreram com a ação do tempo, com fungos, as molduras foram ficando danificadas, além de outros tipos de danos. O então procurador-geral, Ophir Cavalcante, teve essa ideia e sensibilidade sobre esse material, e viu que tinha uma riqueza cultural muito grande ali. São fotografias do Luiz Braga, uma dos maiores fotógrafos do país, e a gente não podia deixar aquilo se estragar”, conta Roland.
Entre as fotografias que compõem o acervo, Roland destaca “Mercado do Ver-o-Peso dourado”. A obra foi impressa em uma chapa de metal e dividida em cortes verticais. “Ela fica na escada do prédio e eu sempre gostei muito dela, mas foi ficando arranhada com o tempo. Agora as pessoas já não passam mais despercebidas por ela”, destaca.
Outro cuidado tomado pelo grupo foi posicionar as fotografias em locais onde possam ser vistas por todos: servidores, procuradores e público em geral. “Algumas estavam em locais de pouca visibilidade, dentro de gabinetes fechados ou escondidas, e alguns procuradores sequer sabiam desse material”, conta Roland.
No acervo estão obras famosas de Braga, como “Parque”, “Vendedor de balões” e “Chuva no Cachorro-quente”. O prédio-sede da Procuradoria Geral do Estado fica localizado na R. dos Tamoios, 1671 (Batista Campos), e pode ser visitado de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário