Espetáculo "Trilogia das Barcas" de obra de Gil Vicente chega a Belém






O espetáculo "Trilogia das Barcas", de Gil Vicente, o primeiro grande dramaturgo luso, será apresentado em Belém pelo grupo português Toy Ensemble, nesta segunda-feira, 3, no Museu do Estado do Pará (MEP), às 19h, com entrada gratuita.
O grupo apresentará o auto da barca do inferno e do purgatório, uma das principais obras de Gil Vicente. O inferno foi apresentado pela primeira vez na corte, em 1571, e mostra no palco o destino das almas num lugar de condenação ou de glória. Esse auto, classificado pelo próprio autor como um "auto de moralidade", tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino ao paraíso e outra com destino ao inferno. Já, o auto da barca do purgatório é a continuação direta do auto do inferno, ele apresenta um espetáculo cômico e retrata a espera e a fatalidade do destino.
Tanto o Auto da Barca do Inferno quanto o Auto da Barca do Purgatório têm música composta pelo compositor português Fernando Lapa que, segundo a crítica especializada, consegue fundir sem esforço uma composição marcada por uma grande vivacidade ao texto de Gil Vicente. Nascido em Vila Real em 1950, Lapa estudou no Conservatório de Música do Porto e é autor de mais de duas centenas de obras que têm sido apresentadas em muitos concertos, bem como na rádio e na televisão, tanto no seu país como no estrangeiro. É considerado pela crítica um dos principais compositores eruditos da atualidade. Dirigiu por 16 anos o Coro Acadêmico da Universidade do Minho e desde 1984 é professor no Conservatório de Música do Porto e da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.
A Trilogia das Barcas tem no elenco os atores portugueses Sara Leitão e João Castro, que encenam os personagens principais e trocam de papel em diferentes momentos do espetáculo e música executada pelos instrumentistas do Toy Ensemble. Grupo português, formado por uma pianista, um violinista, um violoncelista, um clarinetista e uma percussionista, em sua maioria músicos portugueses, mas também integram o grupo concertistas experientes com passagens por grandes orquestras mundiais como o inglês David Lloyd e o norte-americano Jed Barahal, que atuam há mais de 30 anos no cenário musical erudito, mas há pelo menos 20 anos estão radicados em Portugal.
Os músicos do Toy Ensemble já estiveram em Belém em outras ocasiões para participar de festivais de música realizados pela Fundação Carlos Gomes resultado de uma parceria estabelecida entre o Instituto Estadual Carlos Gomes e o Conservatório de Música do Porto, em Portugal.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário