Café Literário e Carta Aberta - 2° Parte



**Dando sequencia aos alunos do Colégio Genius que foram contemplados no concurso interno "Carta Aberta", publico a integra da carta que obteve o 3° Lugar...


Capanema, 13 de novembro de 2018

Carta aberta à sociedade capanemense

"Ao realizar uma pesquisa sobre literatura no município de Capanema, pude perceber que não há quase nada publicado a esse respeito, e apenas uma escritora faz contação de histórias para o público infantil. Nesse sentido, também notei que não existe um espaço destinado ao encontro de escritores, nem para as exposições de suas obras, bem como a faixa de idade dos mesmos é bem avançada.

Sabemos que a literatura é muito importante para o processo da aprendizagem do ser humano, e contribui de forma significativa para a autonomia do mesmo. Ao ler um livro encontramos histórias que nos envolvem do início ao fim, e outras que trazem em seu contexto uma lição de aprendizado.

Mas ao pesquisar sobre a literatura em meu município me senti muito triste, percebi que dos escritores existentes, poucos escrevem para o público infanto juvenil, e apenas uma escritora faz contação de suas histórias totalmente caracterizada, o que me chamou bastante atenção, pois suas obras são muito interessantes e sempre trazem uma lição a ser refletida por seus leitores.

Ainda buscando conhecer sobre a literatura, descobri que não existe um espaço que se possa visitar destinado a exposição das obras desses escritores, o que realmente é lamentável. Também não vi obras escritas por crianças ou adolescentes, pois sei que existem muitos leitores que também escrevem, ou tem algum rascunho guardado. Entendo que a literatura é muito ampla e pode ser exposta de várias formas, e não somente em textos. 

Acredito que o gestor de nossa cidade deveria dar mais apoio aos escritores, uma vez que a literatura faz parte da cultura de um povo, e nesse sentido deve haver um espaço destinado a encontros para troca de ideias dos autores, bem como para a exposição de suas obras, assim como acesso a todo tipo de público.  

Não tenho a menor dúvida de que uma forma de contribuir com a divulgação dos trabalhos literários dos escritores de meu município é a criação de um Clube de Artes, onde uma vez por semana um escritor leria para um determinado público, motivando-os a lerem e até mesmo a escrever. Pois dessa forma, a literatura seria vista com outro olhar e compartilhada com a tamanha importância que a mesma merece.

Nesse espaço também poderiam se reunir outros artistas, ou seja, uma sala destinada a exposição de pinturas por exemplo, temos muitos artistas em nossa cidade que só precisam de uma oportunidade para demonstrarem seus talentos, e que sabe até sair de Capanema para o mundo à partir de sua arte. Por isso os convido a compartilhar a ideia da criação de um Club de Artes em nossa cidade.

'Não se pode formar cidadãos autônomos e críticos, sem que os mesmos sejam antes de tudo, leitores assíduos!' (Cleidiene Watanabe)"

Atenciosamente,

Anna Clara Gomes Lima



Edição: Maikon Douglas


Um comentário:

  1. Uma pertinente reflexão. Realmente a Academia de Letras e os demais artistas necessitam de um espeço onde possam se reunir e expor suas produções. Uma beleza de texto. Parabéns à escola Gênius e à aluna Anna Clara por sua bonita exposição de ideias e por seu clamor às artes.

    ResponderExcluir