Zeca Machado apresenta A Chave dos Mundos



“É a primeira vez que eu vejo esse autor falando, ele mesmo, de seu livro”, conta a universitária Clarisse Ferreira de Souza, 31 anos, ao interagir com um dos dois tablets instalados no estande n° 88, da 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O espaço está recebendo as obras do escritor mineiro Zeca Machado, 52, autor da série “A chave dos mundos” que reúne seis volumes.
Clarisse gosta muito de obras de fantasia. Seus livros de cabeceira são “O senhor dos anéis” e “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien. “Normalmente, leio primeiro os livros e, depois, assisto aos filmes”, revela. Segundo a universitária, desde criança ela gosta do universo de fantasia. Primeiro eram os contos de fadas, depois “A guerra dos tronos”, de George R. R. Martin. “Eu amo literatura. Amo ler. Aprendi em casa. Sempre tenho um livro em meu kindle para ler em qualquer lugar”, acrescenta a estudante do curso de História.
E foi por meio dos tablets e do estilo literário que as obras de Zeca Machado chamaram a atenção de Clarisse. Há algum tempo, o autor decidiu divulgar os seus livros diretamente aos leitores e, assim, tem viajado, de cidade em cidade, pelo território brasileiro. Vem participando, inclusive, de feiras literárias como a que está sendo realizada em Belém.
“Escrevo sobre amizade, lealdade, justiça, solidariedade e respeito, por meio das histórias que crio sobre as gêmeas Narhen e Ishiá. É uma série fantástica clássica e medieval, onde entra mistério, ação, magia e seres como elfos, ninfas, gnomos e anões, com homens e dragões”, explica o escritor, que nasceu em meados dos anos 1960 em Cataguases (MG).
É a terceira feira do livro que Zeca Machado participa em Belém, onde fica até domingo e onde afirma ter um bom retorno de leitores. Ele conta que escreveu seis livros de uma vez só, a partir de sonhos que teve em 2014, recebendo o incentivo da família. Desses livros, os quatro primeiros estão editados: “A torre de Phart Halor”, “As escadas de Urttor”, “A passagem de Èhssthril” e “Zhoarrsstriss e Ürrmhiorr”. Em 2018, o quito livro sai do prelo e o sexto, em 2019. “Decidi vender os meus livros diretamente aos interessados, conversar com o possível leitor e contar sobre o processo de escritura”, explica o autor.
Segundo o escritor abandonou a profissão de analista de sistemas para se dedicar exclusivamente ao projeto literário. A decisão ocorreu em 2015, durante a Bienal do Rio de Janeiro. O site da série é um dos meios de comunicação que o autor utiliza com o leitor:

Serviço: A 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro, está sendo realizada de 02 a 10 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, de 10 às 22 horas.


Por Suely Nascimento
Fotos Edinaldo Silva



Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica  

Nenhum comentário