Sob a ótica de quem gosta de divulgar a Cultura


Acompanho grandes eventos em Capanema e quando se trata de Cultura, aproveito para contribuir na divulgação, pois é assim que costumo proceder. O dia de ontem, 31 de maio, foi marcante para quem mora em Capanema e para quem visita a cidade no evento de Corpus Christi. Mesmo com as dificuldades de transporte por causa da greve dos caminhoneiros, os turistas marcaram presença e a festa de Corpus Christi recebeu número expressivo de pessoas.

 
Na noite de quarta-feira, 30, participei da programação na Rádio Antena C conversando no ar com o radialista Luiz Carlos Glins, com a professora e jornalista Eleci Silva além de outros colegas que estavam na emissora fazendo a cobertura do que acontecia.

Como sou um dos responsáveis pelo Jornal de Capanema, contei com os colaboradores que andaram por todo o trajeto em busca de flashes que destacassem a preparação do solo com a decoração que fecharia o evento na manhã de quinta.

Rapidamente passei algumas instruções ao jovem Maikon Douglas que foi fazer registros fotográficos para serem publicados na fanpage do jornal. Com sua altives de observador, ele escolheu os detalhes e os publicou, baseado no texto que lhe passei. O repórter da ocasião Maikon Douglas, que também é aluno do curso de bacharelado em biologia da UFRA/Capanema, já havia feito registros em eventos anteriores, mas pela primeira vez estava contribuindo com um meio de comunicação, no caso o jornal de Capanema. De volta à sua residência Maikon descansou e de manhã, lá estava ele de novo coletando as imagens para serem postadas como matéria na fanpage do JC. Aproveitei para perguntar-lhe sobre a experiência e ele não titubeou: “Eu conheço o evento, mas ainda não havia participado diretamente, mas como tive a oportunidade de cobrir para o jornal, achei tudo muito belo e agora escrevo em meu currículo, mais um trabalho que certamente me deixou feliz”. Avaliou o jovem que também está fazendo o acompanhamento da repercussão das matérias, percebendo o quanto uma notícia bem formulada chama a atenção dos leitores.

Combinei com o Maikon que as fotos feitas por ele estariam ilustrando este texto de uma forma diferenciada, porque não se trata de notícia e sim de registro histórico para ele e para o signatário deste blog que tanto preza as questões culturais e artísticas.
Agradeço ao Maikon pela valorosa contribuição e sei que ela vai guardar consigo um aprendizado cheio de nuances proporcionadas pelo jornalismo ético e prático. (PV).





Edição e fotos/Colaboração: Maikon Douglas
Texto: Paulo Vasconcellos – Signatário do blog

Nenhum comentário