O poeta Vicente Salles



“À hora pressentida ela chegou sorrindo faceira, abraçou-me...”. Este verso inicia o poema “Haikais” escrito pelo paraense Vicente Salles e integra a obra “Poemas reunidos”, de sua autoria, e que vai ser lançado nesta quarta-feira, dia 6, às 18h30, no estande da editora da Universidade Federal do Pará ( Ed.UFPA )
Marena Isdebski Salles, esposa de Vicente Salles, organizou o livro com poemas criados por ele entre os anos de 1946 e 1952. Conhecido como um grande estudioso da História, quase ninguém sabe que ele também enveredou pela literatura poética. “A faceta de poeta de Vicente é pouco conhecida do público, mas, entre os familiares, ela é bem antiga, pois, desde a infância, Vicente demonstrava habilidades poéticas”, escreve Marena no texto de apresentação da obra que traz na capa uma fotografia do pesquisador ainda jovem, além de um desenho inédito da neta Carolina Salles Lhoumeau, de dez anos, mostrando o avô por meio dos seus traços.
Foi no acervo particular do marido que Marena garimpou os 56 poemas. Eles estão divididos em quatro partes e o epílogo, no livro de 116 páginas. A primeira parte é intitulada “O homem faz-se poeta”; a segunda, “O homem evolue: escreve sonetos”; a terceira, “O homem se enternece: ama”; a quarta, “O homem canta sua desilusão”; e o epílogo “A amada fugiu nos braços do amigo”. Ainda há poemas no início do livro, que integram um “Roteiro ignorado”.
Marena ainda explica que os poemas publicados agora, pela Paka-Tatu, estavam em livros únicos, e que passou a digitar os versos quando encontrou esse material nas prateleiras mais altas no escritório do pesquisador. “Conversando com amigos e historiadores, senti a necessidade de continuar a publicar a obra inédita de Vicente”, finaliza.


Por Suely Nascimento
Foto: Suely Nascimento


Fonte: Site Feira Pan-Amazônica

Nenhum comentário