I Mostra Pan-Amazônica de Música entoa cantos de pajelança na Feira do Livro




Cânticos de pajelança marcaram a noite desta segunda-feira (04) na 22ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O show “O Canto da Pajé”, com Zeneida Lima teve a participação de Leila Pinheiro e faz parte da I Mostra de Música da Feira. O show é uma narrativa sobre a vida de Zeneida e uma mostra dos cantos de pajelança que influenciaram sua vida.
O show teve a direção musical do maestro Luiz Pardal, roteiro de Paulo Chaves e direção artística de Nando Lima, e teve como banda base a percussão do Trio Manari.
De forma inédita, foram apresentados cânticos xamânicos, músicas afro-brasileiras e indígenas. “No show eu mostro de onde eu vim, quem são os meus pais e a herança de pajelança que recebi e também dos cânticos em dialeto africano que vem da parte de minha avó, ela me defumava e cantava para mim em dialeto e eu aprendi”, explica Zeneida. O show traz também elementos da cultura indígena e europeia que influenciaram a pajé.
A história de Zeneida tornou-se o Filme Encantados, dirigido pela cineasta Tizuka Yamasaki que está na programação da XX Feira Pan-Amazônica do Livro, às 20 horas, na sala multiuso 06.
Para realizar o longa, a diretora inspirou-se em parte da obra literária escrita pela pajé “O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó”. O Livro inspirou, do mesmo modo, a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que o tornou enredo de samba vencedor do carnaval carioca de 1998.
A cantora Leila Pinheiro participou do show cantando um hino a Nossa Senhora de Nazaré composta por Zeneida. “Eu sou católica e abraço todas as religiões. Eu criei o hino para agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pela graça do filme ter sido finalizado e apresentado em Soure. Pardal fez o arranjo e a Leila foi cantar no Círio de Soure”, comenta Zeneida.
“Eu conheci a Zeneida e logo se formou uma conexão entre nós, uma amizade sincera, eterna, de profunda admiração. Ela de vez em quando me liga e um dia me pediu para cantar esta homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, uma canção simples e bonita”, destacou Leila Pinheiro.
Para a produtora cultural Luciana Medeiros o show de Zeneida foi um encantamento que revelou fatos desconhecidos sobre a vida da Pajé, que surpreenderam o público. “Eu estou encantada de ouvir sua trajetória contada por ela mesma. É uma mulher muito forte que traz uma grande mensagem de vida e de respeito à natureza”, comentou a produtora.


Por Márcio Flexa
Fotos: Eunice Pinto


Fonte: Site da Feira Pan-Amazônica  

Nenhum comentário