Como é bom dizer: “sou de Capanema”

Crônica da Atualidade Por Paulo Vasconcellos



Passados alguns dias em que as pessoas estão usando contundentes frases referenciando Capanema de forma reminiscente, fator que tem chamado a atenção de tanta gente. Aplaudo quem tomou a iniciativa, pois é salutar o tratamento sentimental que as pessoas estão dando para tão significantes apontamentos.
Estou acompanhando muitas dessas publicações e por sugestão da Carla Nascimento, vou escrever um texto poético ressaltando alguns pontos do que já foi publicado, sobretudo os aspectos culturais, além dos cuidados com os poucos patrimônios antigos que ainda existem.
Com a evolução de tudo isso, eis que a cordelista Socorro Rebouças fez uma literatura versando sobre o assunto, razão de incremento associado aos anseios de cada um de nós.
Quero pois, associar-me aos manifestos positivos e de vez em quando, faço minhas postagens como contributo a tudo o que eleva fatos históricos aprimorados pelo conhecimento coletivo de uma comunidade que quer o bem da nossa cidade e tudo o que for feito em favor do crescimento cultural de Capanema tem o meu apoio.
Tudo começou com a louvável atitude do norte- americano Phillipp Hodgdon, que revitalizou algumas fotos de acontecimentos realizados no ano de 1968, fazendo com que nós tomássemos iniciativas e fizéssemos o uso de trocadilhos nas frases que condizem com aquilo que já aconteceu e agora está sendo relembrado.
Considerando que contar histórias não se faz somente relatando fatos, buscar informes quantitativos, traz de volta algo que estava até certo ponto, guardado em algum lugar, mas graças a um conglomerado de alternativas plausíveis aos encantos de uma singular história, traduzem-se as linguagens que são mescladas pela poética representada nas fotos e nos escritos. Sendo assim, continuarei aplaudindo e dando a minha contribuição para que a nossa cidade se mantenha em evolutivo crescimento. " Diz que é de Capanema, mas nunca escreveu uma poesia para enaltecer a cidade que ama e protege".
**O autor é escritor e poeta, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes - ACLA e da Literária Academie Lima Barreto - LALB/RJ
***A foto aqui publicada, refere-se ao prédio da Prefeitura de Capanema, um dos últimos remanescentes do Patrimônio Histórico do Município.
Edição: Dinho Aguiar
Digitação: Dalva Vasconcellos
Texto: Paulo Vasconcellos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário