Janete Moreira: Reverências à Capanema



**Achei interessante o texto publicado por Janete Moreira (foto), em sua página no facebook e estou reproduzindo neste espaço. Ela está exercendo a função de Secretária de cultura do Município de Capanema.

"Capanema completou 107 anos...
Nesta data exaltamos a beleza e o valor dessa terra, que nossos pais escolheram para viver e nos criar, a exemplo do que os pais deles fizeram, e tantos outros honrados pais de família que habitam esse chão, para nós, sagrado.
O Município é a célula mater da nacionalidade. Não lhe bastasse isso, o Município é também a primeira escola de cidadania, de espírito público e civismo. Daí a importância de ressaltarmos, nessa passagem dos 107 anos de nossa querida Capanema, os seus valores e a coragem de seu povo.
O CAPANEMENSE, aliás, é, destacadamente, o maior patrimônio de nossa terra. Homens e mulheres de bem que aqui nasceram, e tantos outros que aqui chegaram e resolveram ficar, são a mais perfeita tradução dos sentimentos que aqui habitam. Por sua honradez, sua coragem e incontestável alegria, o capanemense é, portanto, o nosso maior tesouro.
Essa minha convicção em torno do valor do Capanemense, me fez, nos últimos meses, dedicar, incansáveis horas de trabalho, juntamente com a minha equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Capanema, objetivando apenas despertar em cada cidadão a sensação de empoderamento de seu município.
Trabalhamos em prol do resgate da arte, cultura e lazer, por acreditarmos, que essa é a única forma possível de preservar a história desse município. Sabemos que, como funcionários do povo, temos o dever de zelar pela semente da democracia. Em detrimento disso, procuramos ouvir e respeitar os anseios de cada segmento cultural (embora saibamos que é impossível satisfazer a todos).
Conhecemos nossas limitações, mas, mesmo assim, temos nos esforçado diuturnamente para deixar uma semente para o futuro. Uma semente que precisa apenas ser compartilhada entre todos os segmentos da sociedade. Pois é desse modo que produzirá os bons frutos do amanhã.
Capanema é uma cidade linda, que respira um ar que mistura o excesso de conservadorismo com aspirações ousadas. Que quer crescer cada vez mais. Ser um dia, quem sabe, uma cidade que se destaque economicamente, pela qualidade de vida, pela educação e por muitos outros atributos, que faça qualquer cidadão, que aqui resida se orgulhar cada vez mais de ser filho dela.
Desejamos portanto, que de sua contínua simplicidade nasça o progresso, que haja trabalho, para muita gente, de todas as idades e de todas as crenças e, principalmente, que sua fome de crescimento seja inabalável.
Meus caros, o dia do aniversário de Capanema é também o dia do aniversário de cada um de nós. É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança capanemense. É o dia das pessoas de bem, honradas e destemidas, que aqui vivem ou já viveram serem homenageadas. Pois seria injusto, não lembrar de homenagear também aos seus filhos, que hoje são memórias e lembranças imortais, porque a edificaram!
Viva a nossa Capanema! Viva o povo de Capanema! Viva os imortais!

Família SECTUR"

Um comentário:

  1. Sábias palavras, conhecedora do valor de uma terra e portanto, do seu povo!
    Parabéns! Admiro o seu trabalbo e faço votos de muito sucesso pelo bem de todos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir