Concerto tem obras em 1ª audição

OSTP apresenta “Música Brasileira Contemporânea”, com entrada franca



Com programa que contém nomes diversificados da composição erudita, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta hoje, às 20h, o concerto “Música Brasileira Contemporânea”, como parte da temporada 2017. Entre os compositores constam Maria Helena Rosa Fernandes, Paulo C. Chagas, Fernando Morais, Carlos Pires, a maestrina paraense Cibelle J. Donza e o também paraense Luiz Pardal. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Rede Cultura e Comunicação. 
Paulo C. Chagas compôs para a sinfônica “Dança Marajoara”, que terá sua estreia mundial em Belém. A obra é uma homenagem à música e à cultura do Pará e da ilha do Marajó e foi inspirada nos ritmos e melodias folclóricas do estado, desde as raízes do carimbó até os estilos contemporâneos de música popular, como o brega, o arrocha e o techno-brega. Outra referência do compositor é a Banda Calypso, que em sua opinião mistura de maneira bem sucedida de ritmos regionais com música pop internacional.
“As músicas do Pará são aquelas que escuto com prazer e imenso respeito por sua importância cultural e musical. A ‘Dança Marajoara’ incorpora essas influências musicais em uma composição que cria uma paisagem sonora em constante mudança e transformação.

Fonte: Site de O Liberal Online (Texto e foto)

Nenhum comentário