Coluna ‘Culturando’ – Um passeio em versos, prosas e devaneios.

Coluna ‘Culturando’ – Um passeio em versos, prosas e devaneios.



Biblioteca – O mercado da literatura está proporcionando aos produtores de livros, lançarem suas obras e Capanema conta com um grande número de autores, cujas obras estão em acervos e espaços de divulgação e até de vendas. É o primor dos que escrevem e querem seguir à frente!

Aprendizado – Palavra contida no dicionário, reforçada pela ação gramatical que significa acúmulo do saber que o cidadão precisa colocar em prática. Nunca é tarde para aprendermos e na escola encontramos as fases que nos conduzem até a formatura, mesmo que haja empecilhos ou obstáculos no caminho. Aprender também faz parte da arte de ensinar.


Literaturando – Evolui em Capanema o setor que agrega valores, sobretudo na contribuição intelectual e de incentivo à leitura. São muitos os literatos que estão trabalhando firmemente na elaboração de projetos que destacam a literatura com obras magníficas. Isso é muito bom!

Feira da Cultura – Acertadamente o Governo municipal transferiu para novembro a realização de um evento que tem a marca registrada da arte e do artista. A prefeitura, através da Sectur, prepara o projeto que vai dar bastante visibilidade ao setor cultural e a Praça 3 de Maio vai ser o palco, assim como a coxia para a mostragem dos tantos talentos que existem em Capanema.

Recordações – Quando sou abordado para falar sobre algo que condiz com a história de Capanema, falo com bastante prazer e dia desses, alguém me pediu para escrever reminiscências, lembro-me dos velhos tempos da Capanema antiga que tenho guardada na minha memória.

Refrescando – E então, o saudosismo me faz citar nomes de personalidades que fazem parte do desse contexto, tais com: Joaquim Rodrigues, Leandro Pinheiro, Felipe Silva, Raimundo Neves, Euclides Cumaru, João Pessoa, Miguel Aissar, Raimundo Cunha, João Chaves, Chico Homem, Nego Branco, Cirilo Amarante, Inácio Ferreira, Hugo Travassos, José André, Raimundo Moreira, Neném Araújo, Floripo Nassar, Severino Meneses, Arthur Coelho, Waldemar Wanderlei, César Pinheiro, Salim Abud, Aly Buchacra, Carlos Gomes, Quito Febrone, Waldemar Thomé e muitos outros homens que contribuíram para o desenvolvimento de Capanema.

Desbravadoras – São mulheres que também trabalharam para o progresso: Maria Natividade, (Paraibana), Sulamita Diniz, Dedé Bulhões, Josefa Holanda, Núbia Araújo, Laurinda Costa, Teresinha Sousa, Dora Ilda Guimarães, Myrtes Pessoa, Gercina Oliveira, Iracy Vasconcelos, Jandira Rosa, Marieta Barbosa, Maria Coelho, Onilde Ribeiro e outra mais.

Palavras – Elas ficam escassas quando preciso lembrar-me de outras personalidades que têm seus nomes inseridos na história da Capanema tão querida. Por essa razão, sou grato aos que me lembram e fico devendo mais informações. Pagarei em breve!

A Ferrovia – Construída sobre dormentes (troncos de madeira), que sustentavam os trilhos por onde passava o trem que rasgava as matas com seu fumaçar e o apito tradicional. Tempo que só o tempo dirá quanto tempo faz que Capanema começou a desabrochar qual uma flor que tem em seu aroma o principal elemento da cobiça. Lá vinha o trem, surgindo por detrás das matas verde-cinzento, cujo destino seria Bragança ou Belém.

Tempo de agora – Como essa fração reminiscente consta apenas nas tábuas da história, sabe-se que o futuro já aportou e as próximas gerações vão usufruir o que foi feito no limiar do Século XXI. Quem viver, verá!

Continuísmo – Diz um certo adágio popular: “Não se deve julgar antes de se ter convicção, pois a sentença só virá depois de criteriosa avaliação”. Almeja-se que o futuro de Capanema seja de melhores dias, principalmente porque somos partícipes de uma comunidade que tende ser igualitária e não se pode “dormir no ponto”.


Aos Poetas – Ainda não oficializei o pedido, mas estarei sugestionando ao Executivo para que a Praça Lions Club receba outra denominação e também passe pelo processo de revitalização, sendo construído monumento que homenageie os poetas capanemenses. Plantemos a semente para colhermos frutos que nos remetam às reflexões com declamações de poesias num local temático. Aqui está a ideia!

Poesia no rádio– Estou articulando com a produção do programa Improviso/Rádio Antena C, para a inclusão do quadro Café com Verso e Prosa, onde os poetas irão apresentar suas produções para os ouvintes. Acredito que até o fim de julho o quadro vai estar no ar. Atenção poetas: Habilitem-se!

Parafraseando: Quando a bondade atingir o ápice da influência, juntemos o útil ao agradável para sabermos qual será o resultado do que foi planejado.

Fragmento Poético: Somos crescentes notívagos/sem receio da penúria/largos passos a serem dados/plataforma embrionária/razão de tanta eficiência/sorte grande. Palavras do Poeta.

Expectativa – Faço saber, pois que estou estreando esta coluna como signatário do blog, abrindo espaços para quem quiser, quinzenalmente, divulgar seu trabalho artístico de forma gratuita. É só fazer contato para enviar sua notícia.

Edição: Dinho Aguiar
Texto: Paulo Vasconcellos – titular da coluna
Imagem: Dalva Vasconcellos

Nenhum comentário