Carimbó sobre o Círio que circula no WhatsApp é mesmo de Fábio de Melo?

Uma música que circula nas redes sociais, no Pará, tem sido conhecida como o “carimbó do Padre Fábio de Melo”. Com letra que descreve o percurso da Grande Procissão do Círio de Nazaré, e com vocal bem semelhante ao do padre Fábio, a canção é, na verdade, de autoria da dupla paraense Leno Rocha e Moisés Araújo.
Com o título de “O Círio”, a música faz parte de um álbum lançado em 2015 chamado “Outubro Dez”. E a comparação com o padre Fábio de Melo foi quase que instantânea. “Desde que a música foi lançada, dizem que é do Padre Fábio de Melo. A voz do Leno é muito parecida”, comenta Moisés Araújo, que escreve as composições da dupla.
"Eu já escrevia letras desde criança, e o Leno estava na música também desde pequeno, mas ambos fomos para outra área. Nos encontramos para fazer outro trabalho, de uma área diferente, a acabamos decidindo fazer um projeto com música. Nisso, gravamos 'O Círio'", conta Moisés. "A música começou a ser compartilhada em grupos de WhatsApp, e chegou a um padre de uma localidade do interior, que achou que era o Fábio de Melo cantando. Ele então compartilhou, dizendo que era o padre cantando, e o boato pegou".
"Depois de um tempo, chegaram para a gente, perguntando se conhecíamos o 'carimbó do Padre Fábio de Melo'. Quando nos mostraram a música, ficamos surpreso de ver que era nossa canção", continuou Moisés. "Mas foi algo muito positivo. Ele é um grande cantor, tem um alcançe muito grande, então a nossa música acabou ganhando grande repercussão com isso".
Apesar do sucesso da canção, e das inúmeras comparações com Fábio de Melo, “O Círio” nunca foi gravada pelo padre e qualquer semelhança é apenas mera coincidência.
MÚSICA PARAENSE
Além de “O Círio”, Leno e Moisés possuem diversas outras músicas que abordam aspectos da cultura paraense. A parceria entre os dois já dura sete anos e deu origem a dois álbuns: “Outubro Dez”, de 2015, e “Outubro Dez Perfil”, lançado em 2016, e que tem quatro canções a mais que o primeiro.
O terceiro álbum está previsto para ser lançado no próximo mês de agosto, e será disponibilizado apenas virtualmente. “Icoaraci”, Mãe de todos nós” e “O Arraial e a Lua” são as canções que irão compor o próximo trabalho.
(DOL)

Nenhum comentário