Capanema-Pará: Corpus Christi 2017 - As ruas demarcadas com a arte feita a várias mãos




As ruas demarcadas com a arte feita a várias mãos
A Igreja Católica festeja o tempo de Pentecostes e o povo se junta para celebrar a Eucaristia por todos os cantos do mundo, homenageando o Espírito Santo de Deus, por seu único filho, Jesus Cristo. No tempo de Pedro de Praga, a Hóstia Consagrada transformou-se em carne, assim como o Verbo Divino se fez homem e habitou entre os povos da terra.
É tempo de reconciliação com Deus e a chegada dos festejos de Corpus Christi, a humanidade pede remissão dos pecados para celebrar com o Santíssimo Sacramento, com o pálio e com o ostensório, a passagem do Corpo de Deus.
Em Capanema, desde o ano de 1976, um trecho de ruas da cidade é ornamentado com detalhes coloridos que vão da serragem de madeiras até os minúsculos ingredientes capazes de colorir e dar brilho. Tudo a capricho, as mãos dos artistas (muitos deles anônimos), começam a traçar desenhos de acordo com o tema escolhido pela Paróquia, dentro de um retângulo que se estende por 1.300 metros de ruas, que passam a ser ornamentadas com múltiplas cores conferidas no layout formatado em todo o trecho.
A cidade já está sob o clima de Corpus Christi e os preparativos acelerados, principalmente a coloração da serragem um dos principais elementos para que seja feito o “tapete”. Todos estão com as mãos na massa e ao anoitecer da quarta-feira, 14/06, o amontoado de material vai estar nas laterais das ruas para momentos depois, começar o frenesi dos representantes dos grupos que iniciarão o trabalho. As fotos que estão sendo mostradas nesta matéria representam o trajeto que vai ser decorado, compreendido no seguinte perímetro: - Praça da Matriz, Travessa 2 de junho, Avenida Barão de Capanema, Travessa Djalma Dutra, Rua D. Pedro II e Travessa César Pinheiro, no encontro novamente com a Praça da Matriz. A procissão faz quatro paradas para as bênçãos dos sacerdotes: Agência do Banco da Amazônia, Prédio pertencente à família Abud, Câmara dos Vereadores e Palácio Executivo/Prefeitura de Capanema.
O encerramento da festa de Corpus Christi em Capanema dar-se-á quando a caminhada chegar até a Matriz para a celebração da missa, quando os católicos vão se confraternizar no complemento de mais uma procissão concernente ao cumprimento eucarístico nas ruas enfeitadas , cujos registros fotográficos ou em vídeos, passam a ser acervos para a posteridade. (PV).
Edição e digitação: Dinho Aguiar / Dyah Sousa
Texto: Paulo Vasconcellos
Revisão e fotos: Dalva Vasconcellos


















Nenhum comentário