Exposição "Contando História" mostra inclusão de pessoas com deficiência



Tentando desmistificar o olhar que a sociedade tem para as pessoas com deficiência, o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), traz o projeto “Contando Histórias” que desenvolve ações multidisciplinares para pessoas com deficiência. 
O objetivo é promover o acesso irrestrito e a democratização do conhecimento para que haja a inclusão das pessoas com deficiência e assim melhorar a qualidade de vida. Em três anos já se realizou projetos dando oportunidade de inclusão e superação para todas as pessoas que tem algum tipo de limitação física, motora, sensorial ou intelectual.
O programa “Contando Histórias” de 2017, que mostra a importância do estímulo, conta com três fases:  Mostra de Fotografia, Documentários e o lançamento do livro Contando Histórias.  “Dessa forma mostra-se as histórias de vida de pessoas com deficiência que apesar de todas as barreiras sociais conseguiram ou estão caminhando para uma vida autônoma, independente e feliz”, comentou a coordenadora do projeto, Andrea Miranda. As mostras ressaltam a importância da inclusão e da sociedade estar adaptada e acessível para qualquer cidadão.
De acordo com Andreia, os resultados da pesquisa mostram que os registros aumentaram a autoestima e contribuíram para que a sociedade acredite na capacidade das pessoas com deficiência. Além de contar um pouco da história dessas pessoas através das imagens.
A programação do Contando Histórias vai acontecer no Shopping Bosque Grão-Pará (Av. Centenário), de hoje (19) a 26 de junho, no horário de 10h às 22h, com atividades diversificadas.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário