Navio Cisne Branco fica até sábado em Belém


O Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atracou ontem, às 12 horas, na Escadinha do Cais do Porto, onde permanecerá aberto à visitação pública hoje e sábado, 22, das 10 horas até o pôr-do-sol. Na sexta-feira, 21, não haverá visita por causa da realização da Regata Cisne Branco 2017 - Remo e Canoagem, promovida pelo Comando do 4º Distrito Naval, em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha - Pará (Soamar-PA). 
A regata começa às 8 horas, na Baía do Guajará, em frente à Estação das Docas, com a participação de 120 competidores, nas modalidades de remo, canoagem e canoa havaiana, incluindo equipes do Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Tuna Luso Brasileira e Associação de Remo Guajará, além de alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.
Relações públicas e encarregado da segunda divisão do convés, o capitão-tenente Sérgio Henrique de Oliveira Machado explicou que a Marinha elabora um roteiro para participar dos eventos para os quais o Brasil é convidado. Nesses roteiros, alguns portos possuem caráter logístico. Segundo ele, Belém é utilizada para retomar a capacidade de continuar a viagem - de seis meses -, abastecendo e fazendo a reposição de alimentos. Em todos os portos, no entanto, principalmente brasileiros, a embarcação é aberta à visitação.
“Além da representação, o Cisne Branco tem a tarefa de instruir os jovens aspirantes, alunos do Colégio Naval e aprendizes de marinheiro, e de fomentar na sociedade uma mentalidade voltada para o mar. É um navio interessante e tem esse poder de atrair o público”, afirmou. Por isso a visitação, que começaria a partir de hoje, foi antecipada para as 16 horas de ontem. 
Para o roteiro atual de viagem, o navio zarpou do Rio de Janeiro no dia 2 deste mês. “Ano passado, em Belém, a visitação de três dias teve um total de 12.400 visitantes. Uma média de quatro mil visitantes diários. É um número bom em relação a outras cidades do Brasil”, afirmou o capitão-tenente. Tendo feito uma parada inicial de caráter logístico em Salvador, o navio seguirá de Belém para Porto Rico, Estados Unidos e em seguida atravessará o Atlântico, em direção a Portugal. 
“A partir de Portugal, começam os eventos para os quais o Brasil foi convidado”, acrescentou, listando visitas a Holanda, Suécia, Finlândia, Lituânia, Polônia, Alemanha, Inglaterra, França e retorno para o Brasil. “São seis meses e 14 dias de duração, sendo 119 dias no mar”, explicou ainda. Durante a viagem, serão visitadas dezoito cidades em doze países. 

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário