Euro? Dólar? Bitcoin foi a moeda mais valorizada de 2016

Criada em 2011, o bitcoin (BTC) é uma moeda eletrônica que em 2013 obteve seu ápice, quando valeu US$ 1,163. Após isso, porém, sua desvalorização virou motivo de piada entre especialistas da área. Até 2016.
Se era piada em roda de economistas, após o ano passado o BTC deve voltar a ser levado a sério. Em 2016 o valor da moeda eletrônica disparou e valorizou 125% em relação ao dólar, chegando a valer quase o valor recorde de 2013.
O contexto político de 2016, com instabilidades políticas e econômicas no mundo todo, foi um dos fatores que impulsionou o BTC. Por conta desse cenário, a moeda parou de ser encarada apenas como investimento de alto risco.
Em momentos de maior instabilidade, alguma agências chegaram a sugerir que o BTC pudesse ter função parecida com a do ouro. O metal nobre, no caso, é sempre procurado por especuladores em épocas que moedas oscilam demais.
Outros pontos positivos são destacados em relação ao BTC, como por exemplo o fato dele não depender de um Banco Central para existir. Por outro lado, a falta de uma regulação mais rígida faz da moeda uma vedete de quem cobra na deep web, a parte “podre” da internet.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário