'Guerra' cósmica pode ter originado os anéis de Saturno

De todos os planetas do nosso Sistema Solar, Saturno é o único que possui anéis. Formados por gelo, eles encantam aqueles que gostam de observar a imensidão do Universo com a ajuda de telescópios.

Mas como surgiram os anéis que circundam Saturno? Bem, essa é uma dúvida que assola a humanidade a anos e nunca foi respondida por estudiosos. A questão, no entanto, pode estar bem próxima de ser resolvida.
Um teoria recente promete dar fim ao mistério que perdura desde 1655, quando o holandês Christian Huygens avistou os anéis pela primeira vez. E a hipótese defendida é bastante surpreendente: a origem poderia ser uma “batalha” cósmica.
Um grupo de estudiosos da Universidade de Kobe, no Japão, anunciou a hipótese e chocou a comunidade científica. Eles afirmam que os anéis podem ter surgido há 4 bilhões de anos após uma passagem de uma maré gravitacional completamente destruidora.
A teoria explica que essa maré fez com que vários planetas gigantes tivessem suas órbitas modificadas. Por conta disso, planetas menores acabaram destro;idos e houve diversos choques entre corpos celestes.
Após um período de calmaria, os restos formariam os anéis de Saturno. Ou seja, segundo os especialistas japoneses, os anéis seriam formados por gelo e restos de “planetas mortos”.
Para chegar a essa conclusão, eles utilizaram um complexo sistema de simulação astronômica. Eles recriaram esse suposto processo orbital, chegando à conclusão de que esses restos de planetas atravessaram diversas colisões de alta velocidade até se transformarem no que hoje são os anéis de Saturno.


Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Yahoo Notícias

Comentários

MENSAGEM DA SEMANA