Coluna do PV: Fique por dentro das Notícias




 Salve-salve amigos leitores!
O civismo ainda é um dos grandes símbolos de amor à Pátria e os festejos da Independência do Brasil continuam sendo referenciais em Capanema com o Desfile Escolar, momento de integração da comunidade que se junta para assistir de perto as apresentações que são verdadeiros atos de cidadania.

Tudo é Festa
Começa com a Abertura Oficial da Semana da Pátria em cerimônia na Sede do Executivo, quando as bandeiras são hasteadas sob os olhares das autoridades, dos educadores e dos estudantes que garbosamente prestam continências aos Pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal

Na Avenida
O desfile do dia 7 de Setembro é festa tradicional que se repete há mais de 60 anos, reunindo grande parte dos moradores de Capanema que vão prestigiar as homenagens prestadas pela classe estudantil, mas há também o desfile dos Militares que mostram suas cadências, conforme manda a hierarquia.

Expectativa
Existem estudantes já acostumados a desfilar, mas tem também os calouros que ficam ansiosos aguardando o momento de representarem suas instituições escolares na festa da Independência.

Aqui tem preço
Os dias 5 e 6 de setembro foram reservados pela CDL para a 20ª edição do Liquida Geral, promoção que alavanca as vendas, gera emprego e renda, satisfazendo o consumidor que escolhe produtos de primeira linha a preços convidativos.

Novidades
Além das etapas conhecidas e tradicionais do LG, a CDL inova quando insere algo mais e o Passeio Ciclístico entrou na programação para substituir a carreata que antecedia a festa do varejo. Contudo, a euforia e a motivação continuam sendo o alicerce para sustentar a construção coletiva na prática das vendas.

Campanhas
Definidas as candidaturas com três frentes para o Executivo e 150 pretendentes ao cargo de vereador, as eleições deste ano, além de bastante concorridas, trazem também muitas novidades no tocante cumprimento da Lei 9.504/97.

Eleitores
Estão aptos a votar este ano em Capanema, 48.229 eleitores que compõem a 25ª Zona Eleitoral num universo de 66.353 habitantes. Entre os eleitores aptos a votar, 52% são mulheres e 48% formado por homens.

Eleições 2016
Em entrevista que fiz na rádio Antena C, com a Chefe do Cartório Eleitoral, Dra. Carla Ramos, quando foram abordados assuntos inerentes às Eleições Municipais. Entre os tantos assuntos: a corrupção, a propaganda indevida, o uso incorreto das redes sociais e a fiscalização que precisa ser feito tanto pelos partidos políticos quanto pelo próprio eleitor, chamou a atenção dos ouvintes.

Força Nacional
Com minha perspicácia de entrevistador, perguntei a ela sobre algo mais que está inserido no contexto sobre a realização do pleito em Capanema, tendo ela respondido que uma das providências já tomadas pela Justiça Eleitoral se refere ao pedido de reforço na segurança interna do município, estando confirmadas as presenças do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia civil. Sendo assim, em termos de segurança o município vai estar bem amparado.

Limpeza
Algumas mudanças na Lei Eleitoral beneficiam os moradores e uma delas é a proibição da afixação de cavaletes nas ruas, fator que contribui com a poluição visual. Medida correta.

Sem pinturas
Outra prática que a Lei vetor para os candidatos diz respeito a propaganda eleitoral em muros, sendo permitido apenas a colagem de adesivos contendo o nome e o número do candidato em espaço determinado pela Justiça Eleitoral. Medida mais correta ainda.

Comitês
Como forma de propagar as candidaturas de seus representantes as coligações partidárias promoveram as inaugurações de suas sedes, locais que servem de ponto de encontro dos partidários e simpatizantes. Considero a iniciativa bastante apreciativa, pois é mais uma forma de apresentação dos candidatos ao eleitorado, uma vez que a campanha encurtou o número de dias para a Propaganda Eleitoral.

APAE/Capanema
Entidade não governamental que destina atendimento a pessoas com deficiências, tem referência em tudo o que faz, razão de reconhecimento por quem conhece e acompanha as atividades. A Associação de Pais e Amigos dos excepcionais tem 25 anos de atuação contínua na cidade com seu Centro de Formação que funciona no bairro do Campinho.

Celebração
Como forma de festejar todos esses anos a APAE cumpriu programação com a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, desenvolvendo o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

Méritos
Por conhecer o trabalho desempenhado pela APAE em Capanema, aplaudo os profissionais que lá trabalham e destinam acompanhamentos aos alunos com bastante amor. Eu também sou um “Apaexonado”.

Quase pronto
O Centro de Convenções da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está em fase de acabamento e logo vai abrigar eventos religiosos/culturais/esportivos, um dos mais modernos da Região. Quem passa pelas imediações, vislumbra-se com os traços da arquitetura moderna que se destacam naquele valioso patrimônio.

Recepção
Durante a festa do Centenário da Assembleia de Deus de Capanema realizada no Clube Nassau, eu e minha esposa Dalva estivemos prestigiando e fomos muito bem recebidos pelos evangélicos. Agradecemos a acolhida e estaremos sempre dispostos a participar de eventos, pois o Centenário foi marcante e sabe-se que outras festas virão.

Sugestão
Faço um pedido ao próximo prefeito que junte força tarefa para que o município seja contemplado com a doação do terreno localizado na Av. João Paulo II, onde funciona a sede do DNIT, para que lá seja construído um complexo administrativo, sendo que o “Palácio Executivo” ganhe espaço privilegiado no terreno. Aqui está uma de minhas sugestões que serão entregues ao Prefeito eleito, entretanto, priorizar o que falta fazer é meta a ser cumprida pelo Chefe do Executivo que vai assumir as rédeas do Município a partir do dia 1 de janeiro de 2017. Que Deus seja Louvado!

Hospital Regional
Assunto, acredito, será pauta nos debates da campanha eleitoral que está em andamento. Todavia, lembrar não faz mal a ninguém e então, reporto-me a uma reunião que aconteceu há mais 3 meses quando se juntaram representantes de Câmaras Municipais para ser tratado o assunto em questão (Hospital Regional dos Caetés), porém, nenhuma notícia foi dada sobre o resultado da reunião, infelizmente. É mais uma sugestão ao próximo prefeito de Capanema: Unir forças para a concretização do projeto HR.

Esquecimento
Torço bastante por Capanema e acredito nos entes políticos, pois são eles os representantes da coletividade. Creio em Deus e espero que no próximo governo as prioridades sejam colocadas em prática e nada fique pendente quando findar a gestão. Vamos rezar, orar e pedir muito para que Capanema cresça e apareça.

Literarte
Projeto Cultural que estarei concorrendo com uma produção literária (Conto), visando conquistar novos títulos na arte de escrever. Em 2014, o conto: “Paçoca e as Suas” me contemplou com a Comenda “Luso Brasileira” concedida pela Editora Mágico de Oz/Portugal. Espero que a comunidade capanemense torça por minha conquista que se acontecer, será dividida com todos.

Parafraseando:  “quando o amor se vai, nada fica bonito, pois só ele é capaz de embelezar a prática sem heresias”.

Fragmento Poético: é a justa razão/é o corpo escultural/é o jeito observado/é a nuvem no espaço/é o gene do embrião. Palavras do Poeta
Ler para crer “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam”. Mt 6:19

Saudação: Dedico a Roberto Aldair, proprietário da Ótica Visão, empresa parceira do JC e dos Programas: Improviso e Roberto Carlos em Detalhes, na Rádio Antena C.

Ser político é ter compromisso com a coletividade, sendo que os eleitos para cargos públicos, devem assumir fielmente o que jurarem na cerimônia de posse. (PV)

Paz e Luz!

**Coluna publicada na edição 527 do Jornal de Capanema.

Edição e Digitação: Dinho Aguiar
Foto: Dalva Vasconcellos

Nenhum comentário