Theodoro Braga abre mostra “Crescentia Cujete” hoje

GALERIA - Francelino Mesquita produziu 20 obras tendo a cuia como matéria-prima

A Galeria Theodoro Braga abre hoje a exposição “Crescentia Cujete”, do artista visual Francelino Mesquita, contemplada no edital Pauta Livre 2016, do programa Seiva da Fundação Cultural do Pará (FCP). A exposição apresenta obras feitas com o fruto da cabaceira, as famosas “cuias”.
São cerca de 20 obras com trabalhos em cuias. De acordo com Francelino Mesquita, a escolha desta matéria-prima se deu primeiramente por ser natural e regional e por ter uma tradição cultural ancestral indígena e que hoje é um patrimônio material e cultural de Santarém, no Pará.
Com 26 exposições no currículo e mais de 15 anos de carreira, Francelino Mesquita é um artista dotado de profundo senso simbólico em suas representações. “A minha exposição é une o novo com uma tradição, ou estilo artístico de uma representação do artesanato da nossa região. Os desenhos geométricos tridimensionais interpretarão o passado com o presente, explorando a iconografia marajoara e tapajônica em formas abstratas”, explica o artista.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal/Magazine

Nenhum comentário