Centenário da Assembleia de Deus: A Cidade está em Festa


Na noite desta terça-feira, 9, aconteceu no Clube Nassau o Ensaio Geral para os festejos do Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Capanema que tem como presidente o pastor José Rodrigues da Luz (foto), uma das pessoas integradas no trabalho, cujo resultado tem crescido significativamente no contexto geral, observando o empenho de todos os membros, bem como grande parte da comunidade.

O ensaio geral é o ponto chave para o cumprimento da programação que concerne como o planejado nos mínimos detalhes, para que amanhã, logo no raiar do dia, a cidade de Capanema esteja conjuntamente festejando os 100 Anos da chegada dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg ao solo capanemense. De trem, eles chegaram à Capanema para darem os primeiros passos na construção de um templo que abrigasse os frutos da semeadura que começava a ser plantada.

Àquela época, início do ano de 1916, Capanema ainda estava em seu processo de colonização, cortada pela Estrada de Ferro de Bragança-EFB, via única de rodagem responsável por apontar o sinal do progresso, através das idas e vindas de pessoas a procura de construir seus meios de vidas. Com a construção do Templo Central da Assembleia de Deus num dos pontos estratégicos da principal avenida da cidade (a Barão de Capanema), presenciava-se um monumento que traduzia a arquitetura moderna com acabamentos diferenciados, capaz de chamar a atenção de quem transitava por lá, quer seja morador ou visitante.


Passado todo esse tempo, desde quando foi plantada a “Pedra Fundamental”, o rebanho da Igreja foi crescendo junto com as administrações dos pastores que tem seus nomes inseridos na história secular da ADCAP. Ressalta-se que a manutenção do modelo estrutural da fachada do templo e também de outros setores internos da Igreja, preserva a ideia dos missionários que cá estiveram, hoje com suas raízes permanentes e solidificadas numa terra que abraça todos os que nela se aconchegam.

O município de Capanema ao longo do século XXI, tem progredido sobremaneira e a evangelização implementada pela Assembleia de Deus está grafada nos livros históricos como um dos principais acontecimentos, porque a Instituição Religiosa, além de evangelizar, contribui também com os setores: Educação e Social.

Contando o tempo, fazendo festa, louvando ao Senhor Jesus e mostrando a união da comunidade evangélica, no período de 11 a 14 (de amanhã até domingo), muitas emoções vão estar radiantes nos semblantes das pessoas, algumas delas lembrando seus entes que ajudaram a pavimentar o caminho do bem que a igreja tem preservado e conseguido mostrar à sociedade, sua força organizacional. Sendo assim, cada um que for acompanhar a programação montada pela Coordenação que tem o comando do Pastor José da Luz, vai celebrar com júbilo o Centenário tão anunciado pelos irmãos evangélicos que trabalham intensivamente para que o brilho seja constante e a história possa contar mais adiante o que acontecera nos 4 dias de festa.

Saudemos a Comunidade Evangélica da Assembleia de Deus de Capanema com fortes e calorosos aplausos, pedindo que Deus os mantenha firmes no fervor do Centenário que coloca Capanema em destaque nos mais longínquos rincões dos quadrantes do Mundo. Que Deus seja Louvado!




Texto: Paulo Vasconcellos, Escritor e Poeta, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes/ACLA.
Digitação e Edição: Dinho Aguiar
Imagens: Gileade Oliveira

Nenhum comentário