Mostra de arte em prol de uma boa causa

MOCHILÃO: Jovens voluntários se mobilizam para ajudar crianças no sertão do Piauí


Mochilão terá arte circense e outras atrações
O projeto sociocultural “Mochilão” realiza hoje mostra de arte na Estação Gasômetro, com início às 19 horas. O evento tem por finalidade arrecadar fundos para custear a viagem de 30 jovens voluntários que irão ao sertão do Piauí participar de projetos sociais com crianças. “Os jovens abrem mão de suas férias uma vez ao ano para passarem esse tempo cultivando valores na comunidade, respeito mútuo e solidariedade”, diz Landa Corrêa, diretora geral do evento. Será custeado o aluguel de ônibus para os voluntários e materiais educacionais para as crianças carentes das comunidades, com a arrecadação das vendas dos ingressos. Cerca de 70 artistas estarão envolvidos.
A programação está recheada de apresentações: arte circense, dança, teatro, pantomima, música, stand up, exposições de pintura, fotografias e o espetáculo Ubuntu, tema do evento. Com direção de Landa Corrêa e texto de David Riker, a peça tem influências das culturas brasileira e africana, retratando, com recortes, o cotidiano real de um povoado de Maputo, capital de Moçambique, e conta a história de Dom Manoel Ubuntu e sua família, que será marcada ao conhecer um homem chamado Verbos. Com versos dos escritores moçambicanos Mia Couto e José Craveirinha e coreografias de bailarinos voluntários, solidários ao projeto, o espetáculo termina com muita dança Afro e Hip-hop.
Ubuntu vem da filosofia africana e significa “Eu sou porque nós somos”, um termo muito conhecido porque era defendido na democracia de Nelson Mandela. “Em uma época cada vez mais individualista e centrada na autorrealização pessoal, falar sobre alteridade e da importância de vivermos uma coletividade sadia torna-se fundamental” diz David Riker.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal/Magazine

Nenhum comentário