Clube de leitura mostra produção de escritoras

Evento chega à terceira edição com debate sobre obra que narra o dia a dia na favela
O clube de leitura “Leia Mulheres” promove seu terceiro encontro em Belém amanhã, a partir das 19h. Desta vez, os participantes do clube vão debater o livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. O evento será realizado no espaço cultural Casa Oiam, no bairro do Reduto.
No primeiro encontro do clube, no mês de maio, os participantes debateram o livro “Poética”, de Ana Cristina César. Em junho foi a vez de “A redoma de vidro”, da escritora norte-americana Sylvia Plath. Os encontros mediados pela jornalista Gabriela Sobral e a publicitária Luiza Chedieck funcionam à base de conversas, longe dos quadrados formatos acadêmicos.
Segundo Luiza, a ideia é criar um ambiente onde todos falem, leiam trechos dos livros e abordem suas impressões sobre a leitura. O clube adquire, assim, um caráter participativo e dá representatividade às mulheres enquanto produtoras de conhecimento, já que segundo a pesquisa “Literatura brasileira contemporânea - Um território contestado”, da professora da Universidade de Brasília (UnB), Regina Dalcastagné, 72% dos autores publicados no país são homens.


Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário